Criado pelo Governo Federal, o programa do Auxílio-gás disponibiliza o pagamento de parte do valor de um botijão de gás de 13 kgs para famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica. Em 2024, o benefício está mantido e deverá beneficiar diversas famílias em todo o país.
No último ano, cerca de 5 milhões de famílias foram atendidas pelo programa social. Por meio dele, elas receberam o valor integral da média nacional de preço de um botijão de gás de 13 kgs.
Em 2024, esse pagamento deverá ser reduzido para cerca de 50% do valor. Para receber o benefício, é preciso que a família esteja inscrita no CadÚnico. É por meio do cadastro que o Governo Federal identifica quais famílias serão atendidas.
Essa seleção acontece com base nas necessidades financeiras de cada beneficiário. Por isso, é essencial que as famílias mantenham o cadastro devidamente atualizado.
Para o próximo ano, o pagamento continuará sendo efetuado de forma bimestral. Ou seja, a cada dois meses. Como a última liberação de recursos aconteceu em dezembro, a expectativa é que ele seja retomado em fevereiro.
O pagamento costuma ser efetuado em conjunto com o calendário do Bolsa Família. Já o depósito do dinheiro é realizado por meio da conta da poupança social do Caixa Tem.
Confira o calendário de pagamento do auxílio-gás em 2024:
- Fevereiro: Pagamento iniciado em 16 de fevereiro e encerrado em 29 de fevereiro;
- Abril: Pagamento iniciado em 17 de abril e encerrado em 30 de abril;
- Junho: Pagamento iniciado em 17 de junho e encerrado em 28 de junho;
- Agosto: Pagamento iniciado em 19 de agosto e encerrado em 30 de agosto;
- Outubro: Pagamento iniciado em 18 de outubro e encerrado em 31 de outubro;
- Dezembro: Pagamento iniciado em 10 de dezembro e encerrado em 23 de dezembro.
Saiba mais informações sobre o pagamento de outros benefícios do Governo Federal neste link.