MEI será afetado pelo reajuste do salário mínimo; entenda o que muda

Importante mudança começa a valer para o MEI a partir de janeiro do próximo ano. Empreendedores devem se preparar para não atrasarem os pagamentos. Veja o que muda para os microempreendedores individuais de todo o país.

MEI será afetado pelo reajuste do salário mínimo; entenda o que muda
MEI será afetado pelo reajuste do salário mínimo; entenda o que muda (Imagem: FDR)

O novo salário mínimo vai afetar também os microempreendedores individuais que atuam no país. Isso porque a contribuição do MEI é calculada a partir do piso salarial. Ou seja, ela deve ser reajustada já na competência de janeiro de 2024.

Aumento da contribuição mensal do MEI

Além dessa contribuição mensal também há cobrança de ICMS e/ou o ISS segundo a área de atuação. Confira abaixo a nossa previsão para o valor cobrado em 2024:

QUEM TEM NOME SUJO PODE ABRIR UMA EMPRESA MEI? VEJA COMO SER MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL!

Condições para ser MEI

Vale lembrar que a lista de ocupações permitidas ao MEI foi atualizada com a exclusão de algumas. Para conferir quais foram extintas, clique aqui.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile