Atrasados do INSS começam a ser pagos; consulte se seu processo foi aprovado

Os pagamentos atrasados do INSS estão sendo realizados aos cidadãos brasileiros. Esta novidade agradou milhares de pessoas, tendo em vista que estavam aguardando o depósito por muito tempo. Então, veja abaixo como consultar se o seu processo foi aprovado.

Como segurado acamado faz a perícia do INSS? Confira maneira de solicitar o benefício
Atrasados do INSS começam a ser pagos; consulte se seu processo foi aprovado (Imagem: FDR)

Muitos cidadãos precisaram processar o INSS para que conseguissem receber o seu direito. Com isto, algumas causas já foram aprovadas pela justiça e estes cidadãos precisam ficar atentos em relação à isto. Os pagamentos estão sendo realizados e é fundamental entender como consulta a sua aprovação.

As conhecidas Requisições de Pequeno Valor somaram R$ 2.175.163.882,63 em causas ganhas. Este valor está sendo pago aos cidadãos que entraram com estas ações e venceram. O valor pago por beneficiário tem um limite estabelecido em 60 salários mínimos, algo próximo à R$ 79.200,00. Veja mais detalhes abaixo. 

O INSS realiza o pagamento referente às causas ganhas pelos cidadãos

Para receber este valor, o cidadão não será contemplado diretamente pelo INSS. A Previdência Social irá repassar estes valores aos Tribunais Regionais Federais (TRF) para este fazer a distribuição do valor. Para descobrir se o seu valor será pago nesta remessa, é necessário acessar o site oficial do TRF da sua região.

Portanto, é possível que o seu valor esteja disponível para saque. Então, é importante não perder tempo e verificar a sua situação na Justiça. Veja agora o que foi dito pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), órgão que acata estes processos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

Confira abaixo trecho de nota emitida pelo CJF

“Cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, efetuar o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, esta informação deverá ser obtida em consulta de RPVs disponível no portal do respectivo Tribunal Regional Federal”

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].