Decisão do Banco Central trará mudanças na fatura dos cartões de crédito a partir do próximo ano. Além disso, a portabilidade de dívidas do cartão de crédito agora é permitida pelo BC. Entenda melhor.
Uma importante resolução deve afetar a linha de crédito mais cara do país, o rotativo. A partir de julho de 2024 será possível fazer a portabilidade de dívidas do cartão de crédito. O procedimento está disponível gratuitamente aos clientes de todo o país.
Portabilidade de dívidas do cartão de crédito
- Com a portabilidade os clientes poderão escolher a proposta mais atrativa para transferir suas dívidas.
- Por exemplo, o cliente terá a oportunidade de buscar os menores juros ou as melhores condições de pagamento, aquilo que mais te agradar.
- Com a proposta em mãos será possível negociar com a instituição bancária originária da dívida, que poderá oferecer uma contraproposta
- Isso trará uma espécie de “competição” entre as instituições bancárias que deve beneficiar os clientes.
- Essa portabilidade deve ser oferecida através de uma operação de crédito consolidada.
- A contraproposta também deve ser consolidada e oferecer o mesmo prazo que a proposta da outra instituição.
- A portabilidade deve ser feita de forma gratuita.
Mudanças no cartão de crédito
- A partir de janeiro de 2024 os juros do rotativo, que já chegaram a ultrapassar 400%, estarão não poderão ultrapassar o valor original da dívida.
- Os juros do rotativo são tão altos que somam 441,1% ao ano.
- O rotativo é uma modalidade acionada automaticamente toda vez que o cliente não paga o valor total da fatura na data do vencimento.
- É justamente pela cobrança alta que muitos brasileiros acabam ficando inadimplentes. Segundo o BC a inadimplência do crédito rotativo chegou a 55% em outro desse ano.
Faturas mais detalhadas
Também a partir de julho as faturas estarão com informações mais detalhadas, contendo:
- Área de destaque: com valor total da fatura; data de vencimento e limite total de crédito.
- Área alternativa: onde o cliente terá acesso as opções para o pagamento da fatura e deve incluir o valor mínimo.
- A fatura também deverá apresentar os encargos em caso de pagamento mínimo; as opções de financiamento e os juros mensais e anuais.
- Informações complementares: área com informações referentes aos lançamentos realizados na fatura, operações de crédito realizadas, entre outras.
- Identificação das tarifas: data de encerramento dos lançamentos; limites individualizados para cada operação; saldo total consolidado das operações, entre outras informações.