Imposto de Renda 2024 já está disponível para consulta? Veja tudo online

Com a proximidade do novo ano, diversos contribuintes brasileiros já iniciam a preparação para a declaração do Imposto de Renda de 2024. No próximo ano, a cobrança do tributo passará por uma série de modificações as quais o cidadão necessita estar atento.

Imposto de Renda 2024 já está disponível para consulta? Veja tudo online
Imposto de Renda 2024 já está disponível para consulta? Veja tudo online. (Imagem: FDR)

No entanto, os detalhes sobre o Imposto de Renda de 2024 só deverão ser liberados no final do primeiro trimestre do próximo ano. Dessa forma, os contribuintes deverão aguardar a chegada do período.

Porém, a Receita Federal liberou recentemente um novo lote de restituição do tributo referente ao ano de 2023. Apesar da maior parte do pagamento já ter sido efetuada, o órgão tem liberado lotes residuais.

Esses pagamentos dizem respeito a contribuintes que possuíam direito a restituição mas tinham alguma pendência com o órgão federal. Depois que a questão é resolvida, a restituição é liberada.

Consulte mais detalhes sobre a restituição do Imposto de Renda:

  • Último lote liberado pelo Receita Federal deverá beneficiar cerca de 244 mil contribuintes;
  • O dinheiro será depositado nas contas bancárias cadastradas pelos contribuintes durante a declaração do Imposto de Renda;
  • A consulta ao lote pode ser realizada online, por meio da página da Receita Federa, que está disponível neste link;
  • Ao entrar na plataforma, o cidadão deverá clicar no botão Iniciar e seguir as instruções da tela;
  • A nova rodada de pagamentos será iniciada pelos contribuintes que possuem prioridade na restituição;
  • A lista é formada pelos seguintes grupos, em ordem de prioridade: idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos e contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • Em seguida, serão pagos os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix;
  • Por fim, serão pagos os contribuintes que estão fora das listas de prioridade.

Consulte outras informações sobre o pagamento do Imposto de Renda em 2024 neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.