CPF irregular vai bloquear pagamento do Bolsa Família de milhões de pessoas

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) avisou que a partir de janeiro pessoas com CPF irregular serão bloqueadas do pagamento do Bolsa Família. O bloqueio não cessa totalmente o auxílio, mas impede que ele seja liberado até que haja a correção do que estiver incorreto. Nos casos mais grave há o corte.

CPF irregular vai bloquear pagamento do Bolsa Família de milhões de pessoas
CPF irregular vai bloquear pagamento do Bolsa Família de milhões de pessoas (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A Instrução Normativa 33/2023 do Ministério do Desenvolvimento Social informa que as irregularidades do CPF que constarem no Cadastro Único serão motivo para bloqueio de benefícios. Isso significa que o pagamento do Bolsa Família pode ser suspenso a partir de janeiro até que haja a regularização.

Erros no CPF que podem bloquear o pagamento do Bolsa Família

De acordo com as informações divulgadas oficialmente pelo MDS, não serão aceitos os seguintes erros no CPF relativos ao titular do pagamento do Bolsa Família. 

Como regularizar o CPF para não perder o Bolsa Família?

Qualquer membro da família que estiver com alguma pendência no CPF deve buscar a regularização. Essas pessoas estão sendo avisadas sobre a necessidade de atualização, mas vale o bom senso neste caso.

Para continuar recebendo o Bolsa Família, será necessário procurar a Receita Federal para regularização, nos seguintes canais:

Depois de regularizar junto com a Receita Federal, o passo seguinte é atualizar os dados do Cadastro Único no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Porém é preciso aguardar até um mês para que os dados atualizados na Receita tenham sido processados, e só depois comparecer ao CRAS.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile