INSS fica sem perícia médica a partir de janeiro? Entenda o caso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem trabalhado para facilitar a vida dos beneficiários. Uma novidade é em relação à perícia médica. Muitos brasileiros a temem, já que uma vez reprovado, dificulta a entrada em um emprego, por exemplo. Veja mudanças para 2024.

INSS fica sem perícia médica a partir de janeiro? Entenda o caso
INSS fica sem perícia médica a partir de janeiro? Entenda o caso. Imagem: FDR

O auxílio-doença é uma ajuda crucial para qualquer segurado da Previdência Social que esteja incapaz de trabalhar, seja por motivos físicos ou mentais. No entanto, é necessário possuir uma licença médica com mais de 15 dias, pois os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pelo empregador.

No primeiro semestre deste ano, o Meu INSS passou por uma atualização ganhando novas ferramentas com o propósito de facilitar a vida dos segurados. A plataforma reúne uma série de informações sobre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social.

Na perícia, o profissional de saúde do INSS verificará se a sua incapacidade é justificativa para afastamento do trabalho e por quanto tempo você precisa receber o benefício. Por isso, é preciso atenção.

Sendo assim, é crucial apresentar documentos e comprovantes médicos que sustentem o diagnóstico e explicar de forma clara como essa condição afeta seu desempenho no emprego.

Auxílio-doença do INSS sem perícia médica

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile