Nubank cancela contas e bloqueia saldos de clientes; entenda o caso

Os últimos dias ficaram marcados por inúmeras reclamações de clientes Nubank. Através das redes sociais, usuários do banco digital reclamaram que a instituição financeira bloqueou contas e vai manter os valores depositados indisponível aos correntistas. Entenda o que aconteceu.

Nubank cancela contas e bloqueia saldos de clientes; entenda o caso
Nubank cancela contas e bloqueia saldos de clientes; entenda o caso. Imagem: FDR

Um dos usuários contou que é cliente do banco desde 2017. No caso dele, o comunicado indicava que a conta seria cancelada. O que causou receio imediato, tendo em vista os valores guardados no aplicativo. A mensagem também informava que seu dinheiro seria bloqueado por dez dias.

Em uma segunda reclamação, um cliente diz que o Nubank também decidiu pelo cancelamento de sua conta. Nesse cenário, o motivo alegado pela instituição foi “por medida de segurança”. O saldo também esteve bloqueado. Sendo a única conta disponível, o cliente alertou para o prejuízo.

Por entender que foram reclamações pontuais, o Nubank informou que “não comenta casos específicos”. No entanto, o banco revelou que os dois casos já foram tratados diretamente com os clientes.

A instituição financeira acrescentou que compartilha informações sobre regras e situações de cancelamento em materiais públicos em seu blog, além do contrato da conta. A instituição financeira destacou ainda que “todo o processo está em conformidade com a regulação do Banco Central.

Veja, abaixo, lista de 10 motivos preparada pelo Nubank para justificar bloqueios:

  1. Não pagar a fatura na data do vencimento;
  2. Não utilizar o cartão por 12 meses consecutivos;
  3. Ficar negativado no SPC, Serasa ou SCPC;
  4. Atividades suspeitas;
  5. Uso não autorizado da propriedade intelectual;
  6. Venda de indicações para aquisição do banco;
  7. Utilizar palavras ou materiais ofensivos;
  8. Falecimento ou Interdição judicial;
  9. Insolvência do titular do Cartão;
  10. Cancelamento do cartão por motivo sigiloso.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].