Abono natalino do Bolsa Família é CONFIRMADO por alguns governos estaduais

Embora não seja uma realidade para todo país, o pagamento do abono natalino do Bolsa Família já está sendo pago por dois governos estaduais. Esta é uma iniciativa local por isso utiliza recursos dos cofres do estado, e beneficia entre 600 mil a 1 milhão famílias por estado. Os valores surpreendem a população.

Abono natalino do Bolsa Família é CONFIRMADO por alguns governos estaduais
Abono natalino do Bolsa Família é CONFIRMADO por alguns governos estaduais (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O governo federal já informou que não há interesse em pagar o abono natalino do Bolsa Família, ou algo próximo ao 13º salário. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), como o programa é assistencial ele não dá direito a um valor extra, porque não se trata de um salário. 

Abono natalino do Bolsa Família na Paraíba

Esta será a primeira vez que o governo da Paraíba vai liberar o abono natalino do Bolsa Família. Serão beneficiadas 693 mil famílias que recebem o benefício todos os meses, mas que em dezembro terão um acréscimo no valor. É uma quantia única independente de quantas pessoas fazem parte da família.

  • Valor fixo de R$ 64,00;
  • Pago junto com o benefício do Bolsa Família do mês de dezembro.

Calendário do abono natalino na Paraíba

Número final do NIS Data de pagamento
1 11 de dezembro
2 12 de dezembro
3 13 de dezembro
4 14 de dezembro
5 15 de dezembro
6 18 de dezembro
7 19 de dezembro
8 20 de dezembro
9 21 de dezembro
0 22 de dezembro

13º do Bolsa Família em Pernambuco

O governo do Pernambuco já tem pago há algum tempo o 13º do Bolsa Família. Embora o cálculo não siga as regras de um décimo terceiro pagamento porque não considera o valor mensal recebido no programa, mas possuí uma parcela única para todos, ele leva esse nome que foi dado pelo próprio governo. 

  • Valor fixo de R$ 150,00 para cada família;
  • A quantia é inclusa no pagamento do mês de junho, ou seja, o próximo pagamento acontece em 2024.

Como a liberação é feita no meio do ano não pode ser considerada como o abono natalino do Bolsa Família. O próximo depósito acontece em junho de 2024.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]