BPC tem valores reajustados e calendário de dezembro antecipado

Criado pelo Governo Federal, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) atende idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica. Por meio do benefício, eles recebem o pagamento mensal de um salário mínimo.

BPC tem valores reajustados e calendário de dezembro antecipado
BPC tem valores reajustados e calendário de dezembro antecipado. (Imagem FDR)

Apesar da previsão de reajuste do salário mínimo, neste mês, os cidadãos atendidos pelo benefício receberam o mesmo valor que foi pago nos meses passados.

Isso acontece porque o reajuste do salário mínimo, que terá novo valor de R$ 1.421, só passará a ter validade em janeiro. Desta forma, o calendário de pagamentos de dezembro do BPC não será afetado.

A nova rodada de pagamentos será iniciada pelo INSS no dia 21 de dezembro e seguirá até o dia 8 de janeiro. Ao contrário do pagamento do Bolsa Família, que teve a liberação de recursos antecipada, o calendário do BPC não será antecipado.

Assim como nos meses anteriores, o pagamento acontecerá de acordo com o número do benefício de cada cidadão. Para saber quanto irá receber, ele deverá consultar o penúltimo dígito, que aparece antes do numeral validador.

Por exemplo, caso seu número do benefício seja 123456789-0, o número que deverá ser considerado é o 9. O pagamento será iniciado pelos cidadãos com o penúltimo dígito 1 e seguirá até contemplar aqueles que tem o penúltimo dígito 0.

Veja o calendário de pagamento do BPC em dezembro:

  • Penúltimo dígito 1: pagamento em 21 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 2: pagamento em 22 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 3: pagamento em 26 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 4: pagamento em 27 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 5: pagamento em 28 de dezembro de 2023;
  • Penúltimo dígito 6: pagamento em 2 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 7: pagamento em 3 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 8: pagamento em 4 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 9: pagamento em 5 de janeiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 0: pagamento em 8 de janeiro de 2024.

Confira outras informações sobre o pagamento do Benefício de Prestação Continuada neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.