Criado pelo Governo Federal, o benefício do Vale-Gás é pago para famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica. Por meio do programa, elas recebem o dinheiro equivalente ao valor médio nacional de um botijão de gás de 13 kgs.
O dinheiro é liberado de forma bimestral. Ou seja, a cada dois meses o pagamento é efetuado. Como a última rodada aconteceu em outubro, o benefício voltará a ser pago neste mês de dezembro.
O dinheiro do Vale-Gás será liberado para as famílias atendidas por meio da poupança social do Caixa Tem. Dessa forma, elas poderão utilizar o aplicativo para realizar a movimentação financeira por meio de pagamentos, transferências ou até mesmo o saque do dinheiro em espécie.
O pagamento será liberado seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família. Neste mês de dezembro, as datas de pagamento foram antecipadas. A medida tem o objetivo de garantir que os cidadãos atendidos pela iniciativa consigam passar as festividades de final de ano com o dinheiro disponível.
O depósito será realizado seguindo a ordem do Número de Identificação Social (NIS). Dessa forma, receberão primeiro as famílias com o benefício terminado em 1. Em seguida, a liberação de recursos acontecerá até atender as famílias com o NIS encerrado em 0.
Confira o calendário de pagamentos do Vale-Gás em dezembro:
- NIS final 1: depósito em 11 de dezembro (antecipado para o dia 9);
- NIS final 2: depósito em 12 de dezembro;
- NIS final 3: depósito em 13 de dezembro;
- NIS final 4: depósito em 14 de dezembro;
- NIS final 5: depósito em 15 de dezembro;
- NIS final 6: depósito em 18 de dezembro (antecipado para o dia 16);
- NIS final 7: depósito em 19 de dezembro;
- NIS final 8: depósito em 20 de dezembro;
- NIS final 9: depósito em 21 de dezembro;
- NIS final 0: depósito em 22 de dezembro.
Confira mais detalhes sobre o pagamento do Vale-Gás neste link.