Aumento do salário mínimo 2024 tem nova porcentagem divulgada pelo governo

O salário mínimo de 2024 está gerando grandes expectativas entre os brasileiros. Muitos cidadãos estão buscando informações sobre qual será o novo piso salarial do país no ano que vem. Portanto, confira agora qual foi a decisão tomada pelo governo federal sobre a porcentagem de reajuste do piso.

IPTU e IPVA iniciam as taxações em janeiro e você pode se ISENTAR delas
Aumento do salário mínimo 2024 tem nova porcentagem divulgada pelo governo . (Imagem: FDR)

A previsão é que o salário mínimo tenha um reajuste de 7,7% em 2024. Isto é o que foi inserido na Lei Orçamentária Anual (LOA), divulgada pelo ministério do planejamento e orçamento. Com isto, o piso salarial nacional de 2024 seria de R$ 1.421. Isto representa um aumento de R$ 101 em comparação ao valor atual.

É esperado que o governo federal realize o anúncio oficial sobre o novo salário mínimo no início de 2024. Com isto, o brasileiro terá um aumento no seu poder de compra e margem para negociação. Veja abaixo o que precisa para que o novo piso seja aprovado e tenha início entre os brasileiros.

Mais informações sobre o salário mínimo em 2024

A tendência é que o novo salário mínimo seja aprovado ainda no início do ano que vem. A pauta precisa ser aprovada em Senado Federal para que tenha repercussões práticas na vida dos brasileiros. É importante reforçar que o aumento do salário mínimo traz reajustes em outras áreas de serviço.

Isto porque muitos benefícios cedidos pelo governo federal são baseados no piso salarial em vigência. Ou seja, auxílios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Seguro Desemprego serão reajustados em caso de aumento no salário mínimo. Veja outros auxílios que serão alterados após o início de 2024.

Confira alguns dos auxílios que serão reajustados em caso de aumento em 2024

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC); 
  • Auxílio Acidente;
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Seguro Desemprego;
  • Piso da aposentadoria;
  • Benefício por Incapacidade Temporária

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].