Alerta é emitido pela Refeita Federal sobre golpe do leilão que vem fazendo vítimas no país. Criminosos utilizam a imagem do órgão federal e solicitam pagamento adiantado. Veja como se proteger.
A Receita Federal está alertando a população brasileira sobre o golpe do leilão que vem sendo aplicado. Os estelionatários estão fazendo vítimas no estado de Minas Gerais. Mas, você precisa se proteger em qualquer região do país.
Golpe do leilão
- Nesse crime os estelionatários ligam para um órgão público oferecendo a oportunidade de participar de um leilão promovido pela Receita Federal.
- Durante a ligação o criminoso informa o nome e os dados de um servidor real da Receita.
- O golpe acontece exatamente neste ponto, afinal, o representante do órgão público confirmará os dados e verá que de fato existe aquele servidor na Receita.
- Na oferta o golpista oferece maquinário ou mercadoria que será útil para a administração pública.
- Caso o município se interesse, é solicitado um depósito no valor de R$ 2 mil, valor supostamente usado para cobertura dos custos com despesas e despacho.
- Depois do pagamento o falso funcionário simplesmente some e o prejuízo fica para os cofres públicos.
- Para trazer ainda mais credibilidade ao golpe, os criminosos chegam a criar perfis falsos em redes sociais.
Como não cair no golpe?
- A Receita Federal esclarece que não entra em contato oferecendo a participação em leilões.
- Além disso, o pagamento dos itens arrematados é feito sempre através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca por meio de depósitos ou transferências.
- Qualquer site que não seja o oficial e ofereça leilões em nome da Receita estão praticando um crime e devem ser denunciados.
- Os leilões promovidos pela Receita são sempre divulgados na página citada acima.
- Por fim, ao participar de um leilão confira sempre quem será o destinatário do valor pago.