Taxa de juros do consignado do INSS cai e surpreende aposentados

Na tarde da última segunda-feira (4), os membros do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) se reuniram mais uma vez. Na ocasião foi aprovada uma nova, e mais baixa, taxa de juros do consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os novos percentuais começam a valer em breve.

Taxa de juros do consignado do INSS caí e surpreende aposentados
Taxa de juros do consignado do INSS caí e surpreende aposentados (Imagem: FDR)

A discussão sobre mais uma redução na taxa de juros do consignado do INSS começou na semana passada, mas naquela ocasião não houve consenso. Dessa vez, a proposta contou com 14 votos contra 1, sendo que o único voto contrário veio do setor bancário.

Nova taxa de juros do consignado do INSS

A redução de juros do consignado do INSS atinge não só o empréstimo, mas também o cartão de crédito e cartão de benefícios. O Ministério da Previdência Social havia proposto redução para 1,77% no empréstimo, mas não foi acatada.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou na terça-feira (05) a decisão do CNPS. De acordo com a entidade, a decisão não levou em conta os custos de captação dos bancos. A nota emitida pela Federação diz que a decisão foi tomada “sem responsabilidade com a política de crédito”.

Tudo porque, os novos juros adotados pelos bancos devem ser de:

Quando começam os novos juros do consignado do INSS?

Por enquanto, quem for contratar empréstimo pessoal ou cartão de crédito ainda vai ter acesso aos juros antigos. Isso porque, as novas taxas de consignado do INSS começam a partir da publicação de uma portaria, o que ainda não aconteceu.

Esta é a quarta mudança no teto de juros para as operações dedicadas aos segurados do INSS apenas neste ano. Em março, quando o Conselho propôs a redução de 2,14% para 1,7% os bancos chegaram a suspender novas operações como forma de protesto.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile