INSS disponibiliza o calendário de pagamento de dezembro com surpresas

O INSS divulgou o calendário oficial de pagamentos para o mês de agosto e pegou milhões de beneficiários de surpresa. Muitos estavam aguardando pela data planejada, mas as mudanças fizeram com que os cidadãos precisassem alterar os vencimentos. Entenda melhor o que aconteceu abaixo.

Consignado do INSS em 2024: Aprenda a simular valores e taxas de juros (Imagem: FDR)
INSS disponibiliza o calendário de pagamento de dezembro com surpresas (Imagem: FDR)

Neste ano, os aposentados e pensionistas do INSS receberam o 13º salário de forma antecipada. O depósito do benefício, normalmente feito no final do ano, foi realizado ainda no primeiro semestre. Logo, o pagamento não vai ocorrer novamente no fim do ano e isto pegou muitos cidadãos de surpresa.

Porém, ao menos a Previdência Social divulgou o calendário de pagamentos que será utilizado neste mês de dezembro. Os pagamentos seguem com os mesmos valores anteriores. Todavia, a partir de 2024, um novo reajuste deve ocorrer e deve influenciar diretamente na sua saúde financeira. Veja o calendário abaixo:

Para os cidadãos que recebem até um salário mínimo:

Estes são as datas para pagamentos acima do salário mínimo:

Qual será a mudança no pagamento do INSS para 2024?

Com o provável reajuste no salário mínimo, os beneficiários do INSS também serão beneficiados. Isto porque a partir do momento em que o piso é reajustado, os programas que o utilizam como base também são. Então, diversos programas geridos pela Previdência Social terão um aumento garantido para 2024.

Portanto, é fundamental que os brasileiros fiquem cientes sobre as mudanças financeiras que podem ocorrer. A previsão é que o novo salário mínimo seja de R$ 1.421, o que significa que o atual piso terá um aumento de R$ 101. Para mais informações sobre o aumento do salário mínimo, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile