Durante este ano, mais de 400 mil aposentados e pensionistas permaneceram na fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Este é o contingente de segurados que precisam passar pela perícia médica para receberem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência (PCD).
No entanto, deste total, nove mil segurados permaneceram na fila de espera do INSS por mais de 100. Por esta razão, esse grupo foi contemplado com a antecipação do benefício. A medida consiste na convocação do beneficiário através de diferentes canais de comunicação.
A iniciativa tem o objetivo de assegurar o comparecimento do cidadão na perícia médica, tendo em vista que, do total de 341 agendamentos feitos até agora, somente 91 pessoas compareceram. Abaixo, você confere todos os detalhes da convocação do INSS. Acompanhe!
Como é feita a convocação do INSS?
A convocação dos beneficiários do INSS tem sido feita através dos seguintes canais:
- Telefone: número (11) 2135-0135;
- Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- E-mail: noreply@inss.gov.br;
- Mensagem de texto (SMS): por meio dos números 29230, 27030, 92716 e 28041.
Logo, ao ser notificado sobre a realização da perícia médica, o segurado precisa comparecer no local portando todos os documentos médicos que sejam capazes de auxiliar o perito na hora da avaliação e solicitação do BPC. Isso inclui:
- Atestados;
- Resultados de exames;
- Laudos;
- Receitas;
- Documentos que comprovem a incapacidade para o trabalho.
Também é essencial apresentar um documento oficial de identificação com foto. Ressaltando que, na hipótese de o segurado não comparecer na perícia médica no dia, local e hora marcada, o requerimento pode ser indeferido e o benefício negado.
Consulta da perícia médica do INSS
É importante explicar que o resultado da perícia médica é disponibilizado para consulta pelo segurado no mesmo dia do atendimento. O status é liberado após às 21h.
Na circunstância em que o resultado não é divulgado dentro deste prazo, o INSS orienta o cidadão a entrar em contato com a Central de Atendimento 135 para obter esclarecimentos.