Inscrições para as vagas remanescentes do FIES são encerradas hoje (30); Veja como participar

Ministério da Educação tem mais 60 mil vagas remanescentes do FIES disponíveis em todo o país. Seleção vai possibilitar que estudantes recebam de volta os valores pagos. Critérios para participação na seleção são diferentes das seleções regulares.

Inscrições para as vagas remanescentes do FIES são encerradas hoje (30); Veja como participar
Inscrições para as vagas remanescentes do FIES são encerradas hoje (30); Veja como participar (Imagem: FDR)

Termina hoje, 30, o prazo para inscrição na seleção para as vagas remanescentes do Fies. Esse tipo de processo seletivo atende a um público diferente e não era realizado no país desde 2021.

As vagas remanescentes são aquelas que “restaram” das seleções regulares, ou seja, não foram preenchidas. Isso acontece porque o estudante desistiu; não conseguiu concluir o processo de contratação; entre outros motivos.

Inscrições para as vagas remanescentes do Fies

  • Para participar dessa seleção é necessário já estar matriculado e cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição.
  • É necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos por pessoa, ou seja, R$960.
  • Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
  • E ter alcançado a nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do exame e superior a zero na prova de redação.
  • Os selecionados contarão com o financiamento estudantil a partir de julho de 2023.
  • Para quem não está em inadimplência com as mensalidades da faculdade e for selecionado, será possível até mesmo reaver os valores pagos durante o período.

Classificação das vagas remanescentes do FIES

  1. As vagas serão preenchidas primeiro pelos bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) que não possuem diploma de graduação e nunca usaram o programa
  2. Estudantes do ensino superior que não possuem diploma de graduação e nunca usaram o Fies.
  3. Estudantes de nível superior que não têm diploma, mas que já usaram o Fies em algum outro momento e já quitaram suas dívidas.
  4. Estudantes com diploma de graduação, mas que nunca tiveram contrato com o Fies

As inscrições podem ser feitas pelo site Acesso Único.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.