Na tentativa de proporcionar uma melhor experiência para os beneficiários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está antecipando as perícias médicas. Para isso, o Instituto está ligando para seus segurados para a realização do exame presencial. São mais de 400 mil pessoas à espera. Veja o impacto.
2023 ficou marcado por mudanças no INSS. A ideia do governo federal é reduzir as filas de espera, que já são longas. Um das medidas é justamente a antecipação de perícias médicas para quem aguarda há mais de 100 dias.
Outro marco deste ano para o andamento do INSS foi o desdobramento da Reforma Previdenciária de 2019. A ênfase recaiu nas transformações das regras da aposentadoria por idade mínima, por exemplo.
Vale lembrar que pagamento do mês de dezembro para beneficiários do Instituto virá reduzido. Isso porque o grupo não conta com o abono do 13º salário. Logo, receberão menos que os trabalhadores formais.
INSS faz antecipação de perícia médica
- A ação foi iniciada no último dia 20 de novembro;
- Serão adiantadas as perícias de segurados que aguardam há mais de 100 dias para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência;
- Desde que a ação foi iniciada o INSS registrou mais faltas do que presença. Por exemplo, no dia 23 de novembro, das 79 pessoas que tiveram suas perícias médicas antecipadas, apenas 18 compareceram;
- Ao todo, desde que foi iniciado, o programa agendou a perícia antecipada para 341 pessoas, mas apenas 91 compareceram. Isso representa apenas 26,6%;
- Os segurados devem comparecer no dia e hora marcados e apresentar: documento de identificação com foto; atestado; resultado de exames; laudos; receitas e demais documentos que possam auxiliar o perito.
Contato do INSS
- Aplicativo Meu INSS;
- Telefone da Central 135, que liga no número (11) 2135 0135;
- E-mail: noreply@inss.gov.br;
- SMS pelos números 29230, 27030 e 92716;
- Ou ainda pelo “torpedo” : 28041.