Tarifa Social 2024: saiba os critérios para NÃO pagar a conta de luz

A partir do próximo ano, será possível obter grandes descontos e até mesmo gratuidade na conta de luz. Isso porque o programa Tarifa Social 2024, do governo federal, possibilita reduções nos valores ligados ao consumo de energia. Veja como ter acesso.

Tarifa Social 2024: saiba os critérios para NÃO pagar a conta de luz
Tarifa Social 2024: saiba os critérios para NÃO pagar a conta de luz. Imagem: FDR

Para aliviar os custos com energia elétrica, o programa Tarifa Social 2024 oferece descontos expressivos de até 65% na conta de luz para os consumidores brasileiros. O acesso a esse benefício é destinado às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Vale lembrar que os descontos variam de acordo com a faixa de consumo e a tarifa cobrada na região. Além disso, o programa Tarifa Social de Energia Elétrica é regulamentado pela Aneel e possui regras específicas.

Como funciona a Tarifa Social 2024?

A Tarifa Social está em vigor há cerca de 21 anos. Ela surgiu pela Lei nº 10.438. A iniciativa consiste em uma tarifa que proporciona descontos e isenções na conta de energia. O Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) financiam.

É relevante ressaltar que os descontos de tarifa são cumulativos na categoria de tarifa residencial. Entenda critérios específicos abaixo:

  • 65% de desconto para consumo mensal entre 0 e 30 kWh;
  • 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
  • 10% de desconto para consumo mensal entre 101 e 220 kWh;
  • Acima de 221 kWh não há descontos oferecidos.

Quem pode solicitar os descontos da Tarifa Social 2024?

  • Ser cliente residencial de baixa renda;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Ter uma renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
  • Para famílias que possuem pessoas com deficiência que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos, a renda mensal deve ser de até três salários mínimos;
  • Esses critérios são fundamentais para garantir que a Tarifa Social seja direcionada às famílias de baixa renda que realmente necessitam desse benefício, oferecendo-lhes um suporte adequado para o acesso à energia elétrica.

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.