Conta de luz GRATUITA: saiba quem pode se beneficiar e como dar entrada na isenção

A conta de luz é uma das principais pendências para as finanças de milhares de famílias brasileiras. No entanto, é possível obter descontos, e até gratuidade, no pagamento do documento mensal. Entenda como dar entrada e fazer parte do benefício.

Conta de luz GRATUITA: saiba quem pode se beneficiar e como dar entrada na isenção
Conta de luz GRATUITA: saiba quem pode se beneficiar e como dar entrada na isenção. Imagem: FDR

O programa Tarifa Social foi implementado através da Lei nº 10.438 e consiste em uma tarifa que oferece descontos e isenção na conta de luz. A iniciativa é financiada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Como funciona o desconto na conta de luz?

Segundo dados da Aneel, mais de 24 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo Tarifa Social em 2022. Vale ressaltar que os descontos do programa são cumulativos na categoria de tarifa residencial. Veja limites:

A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma importante iniciativa do governo federal. Ela auxilia famílias de baixa renda a terem acesso a um serviço essencial, como a energia elétrica, sem comprometer ainda mais o orçamento doméstico.

Quem pode solicitar o desconto na conta de luz?

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile