Pagamento do 13º salário do INSS exclui grupo de aposentados

O 13º salário do INSS é um dos benefícios mais aguardados pelos segurados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Apesar das expectativas, nem todos os grupos são contemplados com este pagamento. 

Pagamento do 13º salário do INSS exclui grupo de aposentados
Pagamento do 13º salário do INSS exclui grupo de aposentados. (Imagem: FDR)

No entanto, o 13º salário do INSS não é pago integralmente a todos os beneficiários da Previdência Social. O pagamento do abono natalino se restringe aos segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) regido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Embora seja viabilizado pelo INSS, o BPC caracteriza-se como um benefício assistencial voltado a idosos e portadores de deficiência que se enquadram na faixa de baixa renda. A essas pessoas é pago mensalmente um salário mínimo de R$ 1.320, sem incluir o 13º salário do INSS. 

Em 2023, o 13º salário foi antecipado para maio e junho, beneficiando a maioria dos aposentados e pensionistas, porém, houve exceções que não receberam nessa época. Para mitigar a espera até 2024 para receber as próximas parcelas, o abono extra foi confirmado, sendo incluído no calendário do INSS de novembro. 

Neste mês, os depósitos alcançarão 38.367.364 aposentados e pensionistas com valores entre um salário mínimo e R$ 7.507,49. A seguir, confira todas as regras do 13º salário do INSS, bem como o calendário de pagamentos do mês de novembro. 

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. A exceção fica por conta dos cidadãos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

13º SALÁRIO DO BPC EM 2023: VEJA QUEM TEM DIREITO E COMO RECEBER O VALOR DO BENEFÍCIO

Formato de pagamento do 13º salário do INSS

Calendário do INSS de novembro 

Para quem recebe um salário mínimo

Para quem recebe o teto previdenciário

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile