Com a utilização dos serviços virtuais, o INSS emitiu um comunicado sobre serviços disponíveis presencialmente nas agências. Maior parte deles precisa ser agendada. Veja a lista atualizada divulgada pelo Instituto.
O INSS tem modernizado seu atendimento e oferecido diversos serviços virtuais, o mais recente foi a Telemedicina. No entanto, alguns continuam a ser ofertados presencialmente nas agências. Antes de procurar o atendimento presencial é indispensável saber se é necessário o agendamento.
Atendimento presencial no INSS com agendamento
- Bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;
- Bloqueio/ desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato
- Alteração de local ou forma de pagamento;
- Orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
- Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
- Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
- Devolução de documentos;
- Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
- Juntada de documentos em requerimento com status “Em Análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;
- Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
- Pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro,
- Pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.
Atendimento específico (que não é possível fazer o requerimento pela internet)
- Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
- Consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
- Tarefas concluídas com erros nos sistemas, por exemplo, quando é utilizado há equívoco na atribuição do NIT utilizado;
- Solicitar a Contestação de NTEP;
- Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante;
Os agendamentos podem ser feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Atendimento sem necessidade de agendamento
- Emissão de senha gov.br;
- Acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado;
- Atendimento por decisão judicial.