Empréstimo pelo FGTS tem limite de solicitação? Entenda

Existe um grupo de brasileiros que têm acesso ao empréstimo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nesta modalidade é possível resgatar parte do valor disponível na conta, mas para isso é necessário abrir mão do saque-rescisão. A quantia liberada parte de R$ 100.

Empréstimo pelo FGTS tem limite de solicitação? Entenda
Empréstimo pelo FGTS tem limite de solicitação? Entenda (Imagem: FDR)

O empréstimo pelo FGTS é liberado para quem trocou a modalidade de saque rescisão, que é o padrão, para o saque-aniversário. Neste caso é possível antecipar o valor que seria recebido de 3 a 10 anos, tendo acesso a quantia de uma única vez. No pagamento o banco vai consignar a parcela do saque-aniversário. 

Empréstimo pelo FGTS tem limite de valor?

Sim! Como em qualquer outra linha de crédito, no empréstimo pelo FGTS há um limite de valor que pode ser solicitado. Existem bancos e credoras que disponibilizam a partir de R$ 100, dependendo do saldo que o trabalhador tem em conta.

O que vai determinar o limite do empréstimo será:

É preciso entender, porém, que nesta operação o trabalhador vai dar ao banco uma parte do seu Fundo de Garantia como forma de pagamento pelo crédito. Isso significa que na data em que receberia o saque-aniversário o dinheiro será debitado pela instituição para pagar o empréstimo.

Como pedir o empréstimo do saque-aniversário?

A solicitação do empréstimo do FGTS, bem como o limite, o número de parcelas e a taxa de juros deverão ser discutidos diretamente com o banco onde o dinheiro será liberado. Para que o banco tenha acesso ao saldo disponível na conta e consiga simular todos os demais custos é preciso autorização.

Caberá ao próprio trabalhador autorizar que a instituição consiga acessar sua conta. Para isso é preciso:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile