Existe um grupo de brasileiros que têm acesso ao empréstimo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Nesta modalidade é possível resgatar parte do valor disponível na conta, mas para isso é necessário abrir mão do saque-rescisão. A quantia liberada parte de R$ 100.
O empréstimo pelo FGTS é liberado para quem trocou a modalidade de saque rescisão, que é o padrão, para o saque-aniversário. Neste caso é possível antecipar o valor que seria recebido de 3 a 10 anos, tendo acesso a quantia de uma única vez. No pagamento o banco vai consignar a parcela do saque-aniversário.
Empréstimo pelo FGTS tem limite de valor?
Sim! Como em qualquer outra linha de crédito, no empréstimo pelo FGTS há um limite de valor que pode ser solicitado. Existem bancos e credoras que disponibilizam a partir de R$ 100, dependendo do saldo que o trabalhador tem em conta.
O que vai determinar o limite do empréstimo será:
- Quantia disponível na conta;
- Quantas parcelas (anos) do saque-aniversário serão antecipadas pelo banco;
- Quanto mais parcelas antecipadas, maior será o valor do empréstimo.
É preciso entender, porém, que nesta operação o trabalhador vai dar ao banco uma parte do seu Fundo de Garantia como forma de pagamento pelo crédito. Isso significa que na data em que receberia o saque-aniversário o dinheiro será debitado pela instituição para pagar o empréstimo.
Como pedir o empréstimo do saque-aniversário?
A solicitação do empréstimo do FGTS, bem como o limite, o número de parcelas e a taxa de juros deverão ser discutidos diretamente com o banco onde o dinheiro será liberado. Para que o banco tenha acesso ao saldo disponível na conta e consiga simular todos os demais custos é preciso autorização.
Caberá ao próprio trabalhador autorizar que a instituição consiga acessar sua conta. Para isso é preciso:
- Acessar o App do FGTS e fazer login;
- Agora, clique no card “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
- Selecione “Empréstimo saque-aniversário”;
- Digite o nome do banco que terá 90 dias de acesso a sua conta;
- Confirme.