Criado no ano de 2020, o benefício do vale gás possibilita que as famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica possam adquirir um botijão de gás sem custos extras. No entanto, neste mês de novembro o pagamento não será liberado.
A suspensão do pagamento acontece por conta do calendário de liberações do vale gás, que foi instituído como bimestral. Ou seja, o valor só é liberado a cada dois meses. Como o último pagamento foi realizado em outubro, ele só será retomado em dezembro.
Além disso, o benefício não tem valor fixo. Isso acontece porque o vale gás é calculado de acordo com a média de preço nacional do botijão de gás de 13 kgs. Como esse preço varia, o valor que será pago pelo Governo Federal só é divulgado nas proximidades do pagamento.
Em outubro, o valor foi de R$ 108. A expectativa é que a média seja mantida. Dessa forma, o próximo pagamento do vale gás deverá permanecer na casa dos R$ 100.
O dinheiro será depositado na conta da poupança social do Caixa Tem de cada beneficiário. Por meio do aplicativo, é possível realizar pagamentos, transferências, pix ou até mesmo solicitar o saque em espécie do dinheiro.
O vale gás segue a mesma ordem de pagamentos do Bolsa Família. Ou seja, é realizado de acordo com o Número de Identificação Social de cada beneficiário.
Confira o calendário de pagamentos do Vale Gás em dezembro:
- NIS final 1: 11 de dezembro;
- NIS final 2: 12 de dezembro;
- NIS final 3: 13 de dezembro;
- NIS final 4: 14 de dezembro;
- NIS final 5: 15 de dezembro;
- NIS final 6: 18 de dezembro;
- NIS final 7: 19 de dezembro;
- NIS final 8: 20 de dezembro;
- NIS final 9: 21 de dezembro;
- NIS final 0: 22 de dezembro.
Confira mais detalhes sobre os benefícios pagos pelo Governo Federal neste link.