Nova linha de crédito da Caixa atende cidadãos de baixa renda. Conheça as condições

Pontos-chave
  • A nova linha de crédito da Caixa tem como objetivo oferecer empréstimo destinado especialmente ao público de baixa renda;
  • A concessão será baseada no histórico de pagamento de contas de consumo, como luz, água e telefone;
  • A iniciativa busca alinhar-se à perspectiva de ampliar o acesso ao consumo.

Em breve, uma nova linha de crédito da Caixa Econômica Federal (CEF) será lançada para consumo, conforme anunciado pelo presidente Carlos Vieira à revista Exame. A previsão é para que o programa seja iniciado nos próximos 20 dias

Nova linha de crédito da Caixa atende cidadãos de baixa renda. Conheça as condições
Nova linha de crédito da Caixa atende cidadãos de baixa renda. Conheça as condições. (Imagem: FDR)

A nova linha de crédito da Caixa tem como objetivo oferecer empréstimo destinado especialmente ao público de baixa renda, permitindo que esses segmentos possam realizar as compras de sua escolha. 

Carlos Vieira, mencionou que a concessão será baseada no histórico de pagamento de contas de consumo, como luz, água e telefone. Embora os detalhes operacionais ainda não tenham sido revelados, a proposta visa atrair mais clientes fiéis para o banco. 

Considera-se que apenas 20% dos 150 milhões de clientes da Caixa são fidelizados. A iniciativa busca alinhar-se à perspectiva de ampliar o acesso ao consumo, conforme destacado pelo presidente Lula.

Principais opções de linha de crédito na Caixa 

Crédito consignado

O crédito consignado da Caixa Econômica é a opção de empréstimo no qual o cliente usa o salário como garantia. Sem a necessidade de um avalista, posteriormente, os descontos ocorrem diretamente da folha de pagamento. Veja as condições:

  • Trabalhar em empresa ou órgão conveniado, ser aposentado ou pensionista permanente do INSS;
  • Para pensionistas do INSS, o benefício deverá ser permanente e permitir a contratação do empréstimo. Sujeito à aprovação do órgão;
  • O valor da prestação não pode ser maior do que 35% do salário ou benefício mensal, a depender da adesão do convênio;
  • A taxa de juros é a partir de 0,94% ao mês;
  • As prestações mensais são iguais e descontadas diretamente do salário ou benefício;
  • A contratação está sujeita à aprovação de crédito, confirmação da averbação pelo órgão ou empregador e demais cláusulas contratuais do produto.
  • No caso de Consignado com garantia de FGTS, informamos que esta modalidade está temporariamente suspensa.

Empréstimo pessoal

​O Crédito Pessoal Caixa é um empréstimo que pode ser utilizado como você quiser. Há diversas opções para você escolher a que melhor se encaixa à sua necessidade e capacidade de pagamento: as parcelas podem ser pagas de uma só vez ou em prestações mensais com taxa pré ou pós-fixada. Esta modalidade é dividida em categorias. Confira:

Crédito Pessoal Mensal Pré-fixado

  • Juros pré-fixados;
  • O prazo para pagamento de 1 a 48 meses;

Crédito Pessoal Mensal Pós-fixado

  • Juros pós-fixados;
  • O prazo de pagamento é de 4 a 36 meses;

Crédito Salário Caixa Mensal Pré-fixado

  • Para clientes que recebem salário em conta de depósito ou benefício na Caixa;
  • ​Juros pré-fixados;​
  • O prazo para pagamento é de 1 a 48 meses.

Crédito Salário Caixa Mensal Pós-fixado

  • Para clientes que recebem salário ou benefício em conta de depósito na Caixa;
  • Juros pós-fixados;
  • O prazo para pagamento é de 4 a 36 meses.

Penhor

​O Penhor da Caixa Econômica é uma linha de crédito com uma das menores taxas do mercado e sem burocracia.

Com o Penhor, você sai com o dinheiro na hora sem a necessidade de análise cadastral ou avalista.​ Além disso, os bens ficam em total segurança no cofre da Caixa e o cliente pode renovar o contrato quantas vezes precisar. Depois de quitar o contrato, a pessoa recebe o bem de volta.

Os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para os clientes com relacionamento na Caixa. O banco aceita os seguintes bens como penhor: jóias; canetas de valor; relógios de valor; pratarias de valor.

Pronampe

O Pronampe foi instituído perante a Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, o programa se trata de uma linha de crédito disponibilizada pela Caixa Econômica. Seu objetivo é garantir recursos que estimulem a consolidação de pequenos negócios, bem como, a estabilidade dos trabalhadores nos empregos atuais. 

nclusive, esta é uma das exigências estabelecidas para que a empresa seja permitida a contratar o empréstimo. Como o próprio nome já diz, microempresas e empresas de pequeno porte são as beneficiadas mediante a alteração de outras três leis sobre os anos de 2018, 2003 e 1999.

As empresas com mais de 12 meses de funcionamento serão permitidas a solicitarem empréstimos de até 30% da receita anual bruta registrada no ano-base. 

Empreendimentos com período de atuação inferior a um ano, terão o limite de empréstimo de até 50% do capital social ou 30% da média de faturamento mensal desde o início das atividades.

O percentual de contratação solicitado, fica a critério do empresário. Contudo, em ambas as ocasiões o valor mínimo do empréstimo é de R$ 15 mil.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.