Beneficiados podem receber o auxílio-doença do INSS sem passar por perícia médica presencial. Mudança faz parte das ações do Instituto Nacional do Seguro Social para redução das filas de espera por benefícios.
Milhares de pessoas aguardam para receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social em todo o país. Para acelerar a aprovação, o auxílio-doença do INSS pode ser concedido sem a necessidade de perícia médica presencial. Em outubro desse ano, 1,1 milhão de pessoas aguardavam pelo benefício.
Auxílio-doença do INSS sem perícia médica
- A grande demora na concessão do benefício é a marcação da perícia, mais de 600 mil pessoas aguardavam o agendamento em outubro.
- A solução foi a criação da perícia documental, o Atestmed.
- Com ele, os segurados fazem o envio da documentação médica, ela é analisada pelo perito e o benefício é concedido.
- De acordo com o INSS, caso a documentação esteja toda correta, o benefício pode ser aprovado no mesmo dia.
- Com o Atestmed, todo o processo de solicitação, perícia e aprovação é feito virtualmente.
- Em alguns casos o segurado pode ser convocado para uma perícia médica presencial. Nessas situações ele será comunicado pelo INSS.
Documentos para a perícia médica documental
Além das informações pessoais, o segurado deve enviar documentos que comprovem a necessidade de afastamento. Que devem constar:
- Nome completo do requerente;
- Data de emissão;
- Data de início do repouso;
- Prazo de repouso estimado, é necessário inserir mesmo que tempo seja indeterminado;
- Assinatura do médico/odontólogo responsável, com carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina – CRM, Conselho Regional de Odontologia – CRO ou Registro do Ministério da Saúde – RMS), que poderão ser eletrônicos ou digitais, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente; e
- Informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças – CID.