Certidão de contribuição do INSS pode ser emitida ONLINE; veja o passo a passo

Necessária para a abertura de pedido de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a certidão de contribuição com o Instituto pode ser emitida online. O documento é essencial para que os trabalhadores possam comprovar suas contribuições com o órgão federal.

Certidão de contribuição do INSS pode ser emitida ONLINE; veja o passo a passo
Certidão de contribuição do INSS pode ser emitida ONLINE; veja o passo a passo. (Imagem: FDR)

O serviço pode ser realizado online, por meio do portal Meu INSS, que está disponível neste link. De acordo com o instituto, a ferramenta está disponível para servidores públicos de todo o país.

Confira como emitir a certidão de contribuição do INSS:

  • Após acessar a plataforma do Instituto Nacional, o segurado deverá selecionar a opção novo pedido;
  • Em seguida, será preciso digitar “certidão de tempo de contribuição” e buscar pela opção;
  • Na lista que será apresentada, clique no nome/serviço necessário;
  • Na página seguinte, a plataforma apresentará algumas informações para o segurado;
  • Após ler o texto, ele deverá seguir com as instruções apresentadas.

Caso o servidor público já possua a certidão, também é possível realizar a inclusão, alteração ou até mesmo exclusão de algum período por meio da plataforma. Para tal, ele deverá solicitar o serviço de “Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição”.

Nesse caso, outro passo a passo deve ser seguido. Após acessar a plataforma, o segurado precisará clicar no serviço escolhido e selecionar a opção de revisão. Para tal, ele deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Número do CPF;
  • Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando;
  • Além da declaração, o INSS também aceita o contracheque como comprovante.

De acordo com o órgão federal, o prazo médio para que o serviço seja realizado é de 45 dias. Também é possível acompanhar o andamento por meio do portal. Para tal, o cidadão deve selecionar a opção “Consultar Pedidos” ao realizar o login na plataforma. Em seguida, ele deve encontrar seu processo na lista e clicar na opção detalhar para conferir o andamento.

Confira mais detalhes sobre os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social neste link.

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Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.