Necessária para a abertura de pedido de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a certidão de contribuição com o Instituto pode ser emitida online. O documento é essencial para que os trabalhadores possam comprovar suas contribuições com o órgão federal.
O serviço pode ser realizado online, por meio do portal Meu INSS, que está disponível neste link. De acordo com o instituto, a ferramenta está disponível para servidores públicos de todo o país.
Confira como emitir a certidão de contribuição do INSS:
- Após acessar a plataforma do Instituto Nacional, o segurado deverá selecionar a opção novo pedido;
- Em seguida, será preciso digitar “certidão de tempo de contribuição” e buscar pela opção;
- Na lista que será apresentada, clique no nome/serviço necessário;
- Na página seguinte, a plataforma apresentará algumas informações para o segurado;
- Após ler o texto, ele deverá seguir com as instruções apresentadas.
Caso o servidor público já possua a certidão, também é possível realizar a inclusão, alteração ou até mesmo exclusão de algum período por meio da plataforma. Para tal, ele deverá solicitar o serviço de “Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição”.
Nesse caso, outro passo a passo deve ser seguido. Após acessar a plataforma, o segurado precisará clicar no serviço escolhido e selecionar a opção de revisão. Para tal, ele deverá apresentar os seguintes documentos:
- Número do CPF;
- Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando;
- Além da declaração, o INSS também aceita o contracheque como comprovante.
De acordo com o órgão federal, o prazo médio para que o serviço seja realizado é de 45 dias. Também é possível acompanhar o andamento por meio do portal. Para tal, o cidadão deve selecionar a opção “Consultar Pedidos” ao realizar o login na plataforma. Em seguida, ele deve encontrar seu processo na lista e clicar na opção detalhar para conferir o andamento.
Confira mais detalhes sobre os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social neste link.