Aposentadoria por invalidez: quais os casos são possíveis pedir este tipo de aposentadoria?

Pontos-chave
  • Valor da Aposentadoria por invalidez não é igual a remuneração do trabalhador
  • Pedidos podem ser feitos pela internet
  • INSS paga adicional de 25% em algumas situações

Pedidos de aposentadoria por invalidez podem ser feitos pelo site ou aplicativo do INSS. Benefício permanente é pago em algumas situações. Veja as atuais regras após a Reforma da Previdência de 2019.

Aposentadoria por invalidez: quais os casos sãos possíveis pedir este tipo de aposentadoria?
Aposentadoria por invalidez: quais os casos são possíveis pedir este tipo de aposentadoria? (Imagem: FDR)

A aposentadoria por invalidez, atualmente chamada de Aposentadoria por Incapacidade Temporária é um benefício permanente pago pelo INSS. Pelas regras atuais, esses segurados recebem benefício calculado segundo a sua renda média mensal a partir de 1994; em algumas situações será garantido o percentual de 100% da remuneração anterior.

O benefício é considerado permanente, mas, o segurado poderá passar por uma reavaliação. Nela, caso seja constato que ele pode voltar as suas atividades, a aposentadoria será suspensa.

Quem pode se aposentar por invalidez?

COMO SE APOSENTAR SEM NUNCA TER CONTRIBUÍDO PARA O INSS? VEJA COMO RECEBER O BENEFÍCIO E AS REGRAS

Como pedir a aposentadoria com invalidez

  1. Acesse o Meu INSS
  2. Clique em “Entrar com Gov.br”
  3. Faça login no sistema
  4. Escolha a opção “Novo pedido”
  5. Ou use o campo editável onde constam a pergunta “Do que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “incapacidade” e selecione o requerimento: “Pedir Benefício por Incapacidade”.
  6. Na tela seguinte, escolha Benefício por Incapacidade Permanente e siga os passos.
  7. O acompanhamento do pedido também pode ser feito pelo aplicativo, na opção “Consultar Pedidos”.

Em alguns casos poderá ser necessário o atendimento presencial para a comprovação de informações, nessas situações o INSS notificará o segurado.

A orientação do Instituto Nacional do Seguro Social é que os segurados mantenham seus cadastros atualizados, mesmo quando não estão fazendo uso dos benefícios.

“Quando o pedido é pelo Meu INSS, o segurado pode enviar os documentos necessários anexando via sistema. Já quem inicia o processo de concessão por meio da Central 135 deverá fazer agendamento para entregar a documentação em uma APS”, explica  Arley Lisboa, coordenador de Gestão de Relacionamento com o Cidadão (Corec).

Aposentadoria por invalidez: quais os casos sãos possíveis pedir este tipo de aposentadoria? (Imagem: FDR)
Aposentadoria por invalidez: quais os casos sãos possíveis pedir este tipo de aposentadoria? (Imagem: FDR) (Imagem: FDR)

Como pedir o adicional de 25% na aposentadoria

  1. Acesse o Meu INSS.
  2. Clique em “Entrar com Gov.br”
  3. Faça login no sistema
  4. Escolha a opção “Novo pedido”
  5. Ou use o campo editável onde constam a pergunta “Do que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “acréscimo” e selecione o serviço “Solicitação de Acréscimo de 25%”.
  6. O acompanhamento do pedido também pode ser feito pelo aplicativo, na opção “Consultar Pedidos”.

Nesse caso, é necessário fazer o envio dos seguintes documentos:

Vale lembrar que esse envio deve ser feito apenas pelo site ou aplicativo oficial do INSS. Documentação enviada através de e-mails não será considerada para análise.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
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