Entenda como o cálculo do décimo terceiro salário funciona

Com a chegada do mês de novembro, os trabalhadores formais brasileiros vivem a expectativa pelo pagamento do décimo terceiro salário. O abono natalino, que começa a ser liberado pelas empresas neste mês, possui regras próprias de cálculo que foram estipuladas pela legislação brasileira.

Entenda como o cálculo do décimo terceiro salário funciona
Entenda como o cálculo do décimo terceiro salário funciona. (Imagem FDR)

Para saber quanto irá receber de abono, o trabalhador deve levar em consideração o período pelo qual exerceu a atividade formal durante o ano. Para quem trabalhou durante os doze meses, o pagamento representa uma nova parcela completa do salário.

Já para quem trabalhou por menos tempo, o valor será proporcional. Nesse caso, será preciso que o trabalhador divida seu salário bruto por doze vezes. Em seguida, ele deverá multiplicar o valor pelo total de meses trabalhados durante o ano.

Veja como calcular o décimo terceiro:

Para ajudar o trabalhador a realizar o cálculo, o FDR preparou uma calculadora para quem deseja saber quanto receberá nos próximos meses.

Até quando o décimo terceiro deve ser pago?

A legislação brasileira estabelece que o pagamento pode ser realizado em duas parcelas. Dessa forma, dois prazos diferentes devem ser cumpridos pelo trabalhador.

O primeiro pagamento precisa ser feito até o dia 30 de novembro. Já o segundo pagamento deve ser realizado até o dia 20 de dezembro. As datas precisam ser cumpridas por todas as empresas.

O valor será depositado na mesma conta em que o trabalhador recebe seu salário. Vale lembrar que, assim como acontece com o salário regular do trabalhador, o décimo terceiro também sofre com descontos.

As deduções dizem respeito ao pagamento que é realizado ao INSS e a Receita Federal, por meio do Imposto de Renda. Dessa forma, o valor que será recebido não representa a totalidade do salário bruto, mas se assemelha ao salário líquido do trabalhador.

Confira mais detalhes sobre os benefícios pagos ao trabalhador neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.