Uma análise recente realizada pela Controladoria Geral da União apontou falhas no processo de análise de benefícios do INSS. O resultado, divulgado nesta semana, apontou a necessidade de melhorias no sistema.
De acordo com a auditoria, seis em cada dez pedidos de concessão de benefícios que são analisados pelo sistema automatizado do INSS são negados. Em 2021, durante a última análise realizada, a média era de 41%.
Para o Governo Federal, a alta nas negativas acendeu um alarme. A análise é que, com o aumento das negativas, também cresce o total de recursos que são abertos contra o Instituto Nacional. Atualmente, mais de 1,65 milhão de pessoas aguardam a análise de algum pedido de aposentadoria, pensão ou benefício.
Entenda como funciona a análise do INSS
- De acordo com o Instituto, cerca de 37% dos pedidos realizados são analisados pelo robô;
- Ferramenta analisa apenas os pedidos que são mais simples;
- Dessa forma, pedidos considerados mais complexos são analisados por servidores;
- De acordo com o INSS, apesar do aumento nas negativas realizadas pela ferramenta, índice de concessão continua o mesmo;
- Atualmente, cerca de 52% dos pedidos realizados são atendidos;
- O relatório da CGU apontou a necessidade de melhorias na ferramenta;
- Além disso, órgão também indicou que é preciso realizar uma campanha de instrução da população;
- Objetivo seria ensinar como realizar pedidos de benefícios;
- A análise apontou que esse ensino poderá ajudar a reduzir o número de negativas realizadas pela ferramenta;
- Recentemente, o Governo Federal também implantou o sistema informatizado para pedidos do benefício por incapacidade, antigo auxílio doença;
- O objetivo é ajudar a diminuir a fila do órgão e o tempo de espera dos segurados até a concessão de benefícios.
Saiba mais detalhes sobre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social neste link.