Correção da redação do Enem vai mudar? Entenda a polêmica

Vídeos sobre uma possível mudança na correção da redação do ENEM estão circulando a internet. Segundo os professores, os critérios usados pelo INEP seriam o alvo. Entenda melhor essa situação.

Correção da redação do Enem vai mudar? Entenda a polêmica
Correção da redação do Enem vai mudar? Entenda a polêmica(Imagem: FDR)

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 já foi finalizado. Após isso, os estudantes estão sendo pegos de surpresa sobre uma possível mudança na correção da redação do ENEM. Diversos vídeos sobre o assunto estão circulando a internet.

Mudanças na correção da redação do Enem

Nos vídeos, os professores afirmam que os corretores serão mais rigorosos ao fazer a correção das redações dessa edição do exame.

  • Supostamente eles cobrariam mais as cinco competências exigidas no texto, saiba mais sobre elas, clicando aqui.
  • Para alguns professores, seria uma espécie de “menor tolerância”, em gramática, por exemplo, se antes eram aceitos dois erros de uso de vírgula, agora apenas um seria tolerado
  • Essa notícia também está associada à mudança da empresa responsável pela correção das redações.
  • Até esse ano a FGV fazia o procedimento, agora, a Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) será a responsável.
  • Esse burburinho também começou após a seleção dos corretores.
  • Para tranquilizar os estudantes que fizeram a prova, o INEP afirmou que não realizou mudanças na forma de correção neste ano.
  • Inclusive, o treinamento dos corretores será iniciado agora, após a aplicação das provas.
  • Atualmente o que se vê são professores selecionados para trabalharem como corretores com diversas dúvidas

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 ainda têm mais uma maratona de provas no próximo domingo, 12, com mais 90 questões.

O resultado do ENEM 2023 deve ser divulgado apenas no dia 16 de janeiro.

Mas, os espelhos das redações devem ser disponibilizados apenas após isso, ainda sem data confirmada.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.