O pagamento do abono salarial do PIS/PASEP de 2022 está próximo de ser iniciado. Com o fim do repasse do ano base de 2021, novos valores serão liberados. Por isso, é importante que o beneficiário esteja atento aos próximos passos. Entenda como ter acesso ao benefício.
O saque do PIS/PASEP neste ano está disponível desde fevereiro. Pelo calendário regular os valores foram transferidos até o mês de junho, sendo um grupo beneficiado a cada novo mês. Mas, quem perdeu a data original de retirada do valor ainda tem a oportunidade de receber a quantia neste ano.
O PIS é pago pela Caixa Econômica a quem trabalha em empresas de cunho privado. E o PASEP é responsabilidade do Banco do Brasil, liberado aos funcionários da iniciativa pública.
Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP de 2022?
Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:
- Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
- Ter recebido até dois salários mínimos;
- Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na
- Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Muitas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Contudo, se esquecem que é preciso ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/PASEP não é liberado.