Liberado calendário do PIS 2024? Saiba quando será possível sacar

Realizado anualmente, o pagamento do PIS representa um importante acréscimo na renda do trabalhador. O abono, que pode chegar a um salário mínimo, deverá contar com um novo calendário de liberação em 2024.

Liberado calendário do PIS 2024? Saiba quando será possível sacar
Liberado calendário do PIS 2024? Saiba quando será possível sacar. (Imagem FDR)

No próximo ano, a expectativa é que o PIS com ano base 2022 seja liberado. Tradicionalmente, os recursos são disponibilizados no ano seguinte ao trabalhado. No entanto, com a pandemia da Covid-19, o calendário passou a contar com o atraso de um ano e continua sem previsão para atualização.

Dessa forma, o abono será pago no próximo ano para os trabalhadores que realizaram alguma atividade profissional formal no ano de 2022. O valor que será recebido varia de acordo com o período trabalhado.

Para quem exerceu a atividade durante todos os doze meses do ano, o pagamento será de um salário mínimo. Vale lembrar que o salário é reajustado anualmente pelo Governo Federal. Assim, o depósito que será realizado em 2024 deverá ter uma atualização com relação ao valor pago neste ano.

Quem tem direito ao PIS?

  • O abono é liberado para os trabalhadores que estão inscritos nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
  • Além disso, também é preciso ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
  • Remuneração recebida pelo trabalhador deve ter sido de até dois salários mínimos;
  • É preciso que os dados trabalhistas tenham sido devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Até o momento, o calendário de liberações do PIS no próximo ano ainda não foi divulgado. As datas costumam ser disponibilizadas ao público pelo Governo Federal apenas no mês de janeiro. Assim, os trabalhadores deverão aguardar para saber quando o benefício será disponibilizado nas contas bancárias.

Confira mais informações sobre o pagamento do PIS neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.