Atualização cadastral do Bolsa Família já está disponível? Saiba como receber

A atualização cadastral do Bolsa Família é critério determinante para continuar recebendo o benefício socialExiste um grupo que é obrigado a fazer a atualização, e outro que fica isento deste compromisso. É importante estar atento a como ele funciona para garantir o pagamento em novembro.

Atualização cadastral do Bolsa Família já está disponível? Saiba como receber
Atualização cadastral do Bolsa Família já está disponível? Saiba como receber. (Imagem: FDR)

A atualização cadastral do Bolsa Família, na verdade, acontece com a mudança ou confirmação de dados do Cadastro Único. É obrigatório que as informações disponíveis nesta plataforma estejam corretas, sejam atuais e dentro da validade. Caso contrário, a principal penalidade é a suspensão do pagamento.

Quem precisa fazer atualização cadastral do Bolsa Família?

O Ministério do Desenvolvimento Social pode emitir um alerta convocando o grupo a fazer a atualização cadastral do Bolsa Família. A convocação será enviada por meio de mensagem no aplicativo do programa, no Caixa Tem, por SMS, carta ou no extrato de pagamentos emitido no banco.

São obrigados a fazer a atualização de dados no Cadastro Único, para manter o pagamento do Bolsa Família:

  • Quem está há dois anos ou mais sem atualizar os dados no Cadastro Único. Mesmo que nenhuma informação tenha sido alterada é preciso confirmá-las;
  • Quem mudou de endereço, alterou a escola das crianças, aumentou ou diminuiu a renda familiar;
  • As famílias que tiveram a entrada de um novo membro (nascimento, casamento, por exemplo), ou que tiveram a perda de um membro (morte, separação, saída dos filhos da casa por alguma razão).

Como fazer a atualização cadastral do Bolsa Família?

Quando a atualização cadastral do Bolsa Família vem acompanhada de mudanças, ela precisa ser feita exclusivamente de maneira presencial. Se acontecerá apenas a confirmação dos dados, é possível realizar um pré-atendimento no App Meu CadÚnico, mas que não dispensa o presencial.

Apenas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é que as informações serão confirmadas, e os dados totalmente atualizados.

  • Agende atendimento no CRAS onde realizou o seu cadastro, ou se estiver em outro endereço procure a unidade mais próxima;
  • Solicite a atualização de dados;
  • Apresente o documento de identificação do titular e dos familiares;
  • Responda ao questionário socioeconômico;
  • Finalize.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]