A atualização cadastral do Bolsa Família é critério determinante para continuar recebendo o benefício social. Existe um grupo que é obrigado a fazer a atualização, e outro que fica isento deste compromisso. É importante estar atento a como ele funciona para garantir o pagamento em novembro.
![Atualização cadastral do Bolsa Família já está disponível? Saiba como receber](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2023/11/mulher-beneficiaria-do-programa-bolsa-familia-fdr-beneficios-direitos-renda-financas-750x422.jpg)
A atualização cadastral do Bolsa Família, na verdade, acontece com a mudança ou confirmação de dados do Cadastro Único. É obrigatório que as informações disponíveis nesta plataforma estejam corretas, sejam atuais e dentro da validade. Caso contrário, a principal penalidade é a suspensão do pagamento.
Quem precisa fazer atualização cadastral do Bolsa Família?
O Ministério do Desenvolvimento Social pode emitir um alerta convocando o grupo a fazer a atualização cadastral do Bolsa Família. A convocação será enviada por meio de mensagem no aplicativo do programa, no Caixa Tem, por SMS, carta ou no extrato de pagamentos emitido no banco.
São obrigados a fazer a atualização de dados no Cadastro Único, para manter o pagamento do Bolsa Família:
- Quem está há dois anos ou mais sem atualizar os dados no Cadastro Único. Mesmo que nenhuma informação tenha sido alterada é preciso confirmá-las;
- Quem mudou de endereço, alterou a escola das crianças, aumentou ou diminuiu a renda familiar;
- As famílias que tiveram a entrada de um novo membro (nascimento, casamento, por exemplo), ou que tiveram a perda de um membro (morte, separação, saída dos filhos da casa por alguma razão).
Como fazer a atualização cadastral do Bolsa Família?
Quando a atualização cadastral do Bolsa Família vem acompanhada de mudanças, ela precisa ser feita exclusivamente de maneira presencial. Se acontecerá apenas a confirmação dos dados, é possível realizar um pré-atendimento no App Meu CadÚnico, mas que não dispensa o presencial.
Apenas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é que as informações serão confirmadas, e os dados totalmente atualizados.
- Agende atendimento no CRAS onde realizou o seu cadastro, ou se estiver em outro endereço procure a unidade mais próxima;
- Solicite a atualização de dados;
- Apresente o documento de identificação do titular e dos familiares;
- Responda ao questionário socioeconômico;
- Finalize.
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