Renegociação de dívidas do FIES pode ser feita online; veja o passo a passo

Pontos-chave
  • Nesta semana o governo deu início aos acordos de dívidas do FIES;
  • A Caixa e o Banco do Brasil estão firmando as negociações;
  • É possível refazer seu contrato online, no site ou aplicativo.

Foi lançado na última terça-feira (7), o programa de renegociação de dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). O objetivo é que por meio dele, pouco mais de 1,2 milhões de contratos que estão inadimplentes sejam finalmente regularizados. Para firmar os acordos é possível acessar o sistema online. 

Renegociação de dívidas do FIES pode ser feita online; veja o passo a passo
Renegociação de dívidas do FIES pode ser feita online; veja o passo a passo (Imagem: FDR)

Com a divulgação do Ministério da Educação sobre o saldo de R$ 54 bilhões em dívidas no FIES, e 1,2 milhões de contratos inadimplentes, o governo federal decidiu tomar uma iniciativa. Foi lançado o Desenrola Educação, baseado no Desenrola Brasil, mas com o intuito de oferecer renegociação de dívidas do FIES.

As dívidas são somadas quando as parcelas do empréstimo feito para bancar o curso superior não conseguem ser pagas. O governo passa a receber os valores quando o estudante concluí o curso, na expectativa de que ele já está inserido no mercado de trabalho. Mas nem sempre isso é uma realidade.

O diferencial da renegociação de dívidas do FIES recém lançada é de que até mesmo aqueles que não têm parcelas atrasadas poderão negociar. Neste caso eles poderão buscar uma forma mais vantajosa de pagamento, com redução de juros, diminuição de parcelas e até mesmo amortização de parte da dívida.

Também serão oferecidas condições especiais e mais vantajosas para os estudantes que comprovarem que vivem em situação de baixa renda, tendo inscrição no Cadastro Único. Para esse público há redução significativa da taxa de juros dos valores atrasados, considerando que são pessoas em vulnerabilidade.

Tipos de renegociação de dívidas do FIES

Desde terça-feira (7), os 1,2 milhões de estudantes que estão com débitos em aberto podem procurar os canais da Caixa Econômica ou Banco do Brasil para renegociação de dívidas do FIES. Todos aqueles que têm contratos poderão acessar as opções de acordo disponibilizadas pelos bancos.

As condições mais vantajosas, porém, são para quem está com contratos com vencimento em aberto há mais de 360 dias. São três tipos de perfis de contratantes que terão tratamento diferente.

  • Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023:
    • desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista;
    • parcelamento em até 150 vezes mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (as garantias e eventuais taxas contratuais).
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
    • desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021:
    • desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Como fazer a renegociação de dívidas do FIES online?

Um dos diferenciais recém anunciados junto com o lançamento da renegociação de dívidas do FIES, é a possibilidade de firmar o acordo de forma totalmente online. Antes de assinar qualquer contrato o devedor consegue simular o quanto ficaria a sua dívida, e em quais condições ele poderia pagá-la.

Caso concorde e acredite que nestes novos moldes consegue colocar fim ao débito, basta dar continuidade ao procedimento no próprio aplicativo. Apenas a Caixa Econômica disponibilizou o serviço de forma online, o Banco do Brasil manteve as negociações exclusivamente nas agências.

Existem dois portais liberados pelo banco para que os acordos sejam feitos. As negociações poderão ser firmadas até maio de 2024.

Negociação dívidas do FIES no site da Caixa

  • Acesse o site SIFESWEB (sifesweb.caixa.gov.br/) e faça login com seu CPF e senha;
  • Vá até o menu “Contrato FIES>Renegociação>Renegociação 2023”;
  • Veja as opções de renegociação disponíveis para o seu contrato, escolha a que preferir e confirme o prazo de pagamento;
  • Confirme seus dados cadastrais ou atualize, se necessário;
  • Leia o Termo de Adesão e, se estiver tudo certo, clique em “Confirmar”. Depois, imprima o boleto de entrada, que terá a mesma data de validade de seus outros boletos do Fies;
  • Pague o boleto dentro do prazo para que sua renegociação seja confirmada.

Renegociação de dívidas do FIES no App

  • Baixe o app FIES Caixa, abra e faça login;
  • Entre na aba Renegociação 2023;
  • Veja as opções de renegociação disponíveis, scolha a que preferir e confirme o prazo de pagamento;
  • Confirme seus dados cadastrais ou atualize, se necessário;
  • Leia o Termo de Adesão e, se estiver tudo certo, clique em “Confirmar”. Depois, imprima o boleto de entrada, que terá a mesma data de validade de seus outros boletos do Fies;
  • Pague o boleto dentro do prazo para que sua renegociação seja confirmada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com