13º salário: listamos TUDO o que você precisa saber sobre os prazos e valores

Em poucos dias milhares de trabalhadores brasileiros receberão em suas contas o pagamento do 13º salário. A quantia que também é conhecida como abono natalino pela proximidade com as festividades, e usada por muitas vezes para arcar com os custos deste período. Aprenda a calcular quanto vai receber. 

13º salário: listamos TUDO o que você precisa saber sobre os prazos e valores
13º salário: listamos TUDO o que você precisa saber sobre os prazos e valores (Imagem: FDR)

O pagamento do 13º salário é um direito de todos os trabalhadores com carteira de trabalho assinada, bem como dos aposentados e pensionistas. Quem trabalha por conta própria ou sem vínculo em carteira não tem acesso a esse benefício por vias legais, apenas se houver a liberação do parceiro que contrata seus serviços.

São feitos dois pagamentos por ano, e antes de ter acesso ao décimo terceiro salário é muito interessante estar ciente sobre a forma como este benefício funciona. As empresas que não liberarem o abono dentro do prazo podem ser penalizadas por vias judiciais.

Prazo de pagamento do 13º salário

A empresa precisa respeitar o prazo de pagamento do 13º salário que é garantido por meio da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). São duas parcelas transferidas em datas diferentes, ou unificadas, mas que devem estar ser antecipada. Entenda:

  • 1ª parcela: paga 50% do valor do 13º salário entre fevereiro e 30 de novembro. Também pode ser paga junto com a parcela das férias;
  • 2ª parcela: paga o valor restante do 13º com os descontos, até o dia 20 de dezembro;
  • Parcela única: pago o valor completo até o dia 30 de novembro.

Valor do 13º salário

O cálculo do valor do 13º salário também muda dependendo da parcela. Tudo porque no primeiro pagamento a liberação é de 50% do total que o cidadão tem direito, mas no pagamento seguinte há descontos.

As subtrações são relativas a contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e do Imposto de Renda. Também pode haver desconto na segunda parcela para quem tem pensão alimentícia descontada em folha.

  • 1ª parcela: 50% do valor do último salário bruto;
  • 2ª parcela: valor restante – desconto do INSS – desconto do Imposto de Renda + proporção de bônus, comissão e adicionais do ano;
  • 13º proporcional: divide o valor do salário bruto por 12 e multiplica pelo número de meses trabalhados no último ano.

Simulador do 13º

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]