Renegociação do FIES: veja todas as possibilidades para REDUZIR o valor do financiamento

Pontos-chave
  • A renegociação do FIES abrange uma ampla base de devedores, incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único;
  • O FIES, um programa de financiamento estudantil do governo que oferece suporte financeiro para estudantes;
  • Diferentemente do Prouni, este programa não concede bolsas, mas sim empréstimos que devem ser pagos após a graduação.

O processo de renegociação do FIES está prestes a começar, proporcionando alívio financeiro para muitos estudantes. O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou esta oportunidade, já começou nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) na última segunda-feira, 6.

Renegociação do FIES: veja todas as possibilidades para REDUZIR o valor do financiamento
Renegociação do FIES: veja todas as possibilidades para REDUZIR o valor do financiamento. (Imagem: FDR)

A renegociação do FIES abrange uma ampla base de devedores, incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico). Os números impressionam, com estimativas apontando que aproximadamente 1,24 milhão de universitários e ex-estudantes poderão renegociar um valor total de dívidas que chega a R$ 54 bilhões

Essa iniciativa visa aliviar o fardo financeiro que muitos carregam devido a empréstimos para financiar seus estudos. O FIES, um programa de financiamento estudantil do governo que oferece suporte financeiro para estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior privado com base no desempenho no Enem

Diferentemente do Prouni, este programa não concede bolsas, mas sim empréstimos que devem ser pagos após a graduação, atualizados à renda do beneficiário. O ministro anunciou o início da renegociação do FIES após uma reunião no Palácio do Planalto.

Ele enfatizou a urgência de iniciar o processo de renegociação o mais rápido possível e informou que o governo publicará uma resolução para viabilizar o atendimento a partir de terça-feira, 7.

Como aderir à renegociação do FIES

Ao abrir o aplicativo, o estudante deve escolher a opção “Renegociação FIES” e seguir os passos abaixo:

  • Verificar se o contrato está apto para renegociação;
  • Conferir os dados do contrato;
  • Simular os tipos de renegociação disponíveis;
  • Confirmar os dados da renegociação;
  • Aceitar o termo aditivo e aderir à renegociação;
  • Emitir o boleto de entrada.

A renegociação será efetivada somente após o pagamento da primeira parcela. O aplicativo fornece outros serviços. No campo “Meu Fies”, o estudante pode verificar um resumo dos dados do contrato. A opção “Boleto” permite a visualização e a geração do formulário das parcelas em aberto. No botão “Perfil”, aparecem os dados cadastrados no Fies.

Ampliação do prazo de renegociação do FIES

O Projeto de Lei 3016/22 amplia o prazo de renegociação das dívidas do Fies para 31 de dezembro de 2023. O prazo anterior determinava que a renegociação poderia ser feita junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil até 31 de dezembro de 2022.

A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera a lei nº 14.375 de 2022, que trata sobre o Fies. A proposta será analisada pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ainda não há prazo para essas análises. 

Conheça o FIES

O Fies  tem o objetivo de possibilitar a inserção de estudantes na rede privada de ensino superior para cursos de graduação. Os interessados em obter o financiamento estudantil devem ter participado de, pelo menos, uma edição do Enem a partir de 2010

Mas não basta ter feito o exame, é preciso ter obtido uma média positiva pelo MEC, bem como nos processos seletivos realizados pelas instituições particulares. 

No geral, é preciso apresentar a média igual ou superior a 450 pontos nas cinco últimas provas do Enem, bem como uma nota maior que zero na redação. Não serão aceitos os estudantes que tiverem participado do Enem apenas para treino. 

A lista dos cursos disponíveis pelo Fies pode ser conferida pelo próprio site do programa, tal qual a quantidade de vagas para cada unidade federativa. 

Passo a passo para se inscrever no FIES

Para se inscrever no Fies, basta executar o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site do Fies;
  • Clicar no botão “Minha Inscrição”;
  • Selecionar a opção “Fazer Cadastro”;
  • Fazer o login no site GOV.br e preencher o formulário;
  • Concluído o cadastro, o candidato será redirecionado à página do Fies;
  • Clique em “Entrar com GOV.BR”, e forneça o CPF e senha cadastrados;
  • Preencha um novo formulário com todas as informações solicitadas e pronto.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.