URGENTE! Medida para combater FRAUDE no Bolsa Família ameaça o cadastro dos titulares

Foi regulamentada a Rede de Fiscalização do programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico). Com criação autorizada presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ideia é que este grupo possa trabalhar na diminuição de fraudes no pagamento de benefícios sociais. 

URGENTE! Medida para combater FRAUDE no Bolsa Família ameaça o cadastro dos titulares
URGENTE! Medida para combater FRAUDE no Bolsa Família ameaça o cadastro dos titulares (Imagem: FDR)

Desde janeiro a equipe social do governo Lula tem trabalhado no combate a fraudes nos pagamentos do Bolsa Família. Tudo porque, o TCU (Tribunal de Contas da União) emitiu uma alerta sobre a possibilidade de irregularidades neste programa, depois do aumento significativo de contemplados em 2022. 

Por ter sido ano eleitoral, a desconfiança é de que a antiga equipe social que comandava o país tenha permitido algumas brechas na seleção de contemplados. Com isso, o número total de beneficiados pelo Bolsa chegou a 21,6 milhões de famílias inscritas em dezembro de 2022.

Como vai acontecer o combate a fraudes no Bolsa Família?

O decreto assinado pelo presidente Lula que cria o grupo de fiscalização prevê que é reponsabilidade desta Rede estabelecer mecanismos para combate as fraudes. O plano anual que será apresentado valerá tanto para o Bolsa Família, como para outros programas e benefícios sociais liberados por meio do Cadastro Único.

Algumas ações previstas são:

Fique de olho em todas as novidades do Bolsa Família, clicando aqui! 

Inscritos no Bolsa Família precisam se preocupar?

A resposta é depende. A preocupação só é necessária para aqueles que têm algum tipo de erro no seu registro no Bolsa Família. Caso contrário, nada muda e o pagamento continua mantido normalmente.

É sinal de alerta, com possibilidade de cair na fiscalização, estar com:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile