Mais de 70% dos inscritos no ENEM 2023 compareceram no primeiro dia de provas. Reaplicação das provas acontece no próximo mês de dezembro; mas, nem todos os candidatos poderão participar. Veja se você terá direito.
O ministro da Educação, Camilo Santana, deu entrevista coletiva logo após o encerramento das provas do último domingo, 5. Segundo ele, 71,9% dos inscritos participaram do Enem 2023. O dado corresponde a 98,3% da coleta total e deve ser atualizado nesta segunda, 6.
Reaplicação do ENEM 2023
Para quem perdeu o Exame Nacional do Ensino Médio, ainda é possível participar da reaplicação das provas. No entanto, nem todos os estudantes que não compareceram ao exame têm direito, apenas os seguintes grupos:
Quem estava com alguma das seguintes doenças infectocontagiosas nos dias de prova:
- Tuberculose
- Coqueluche
- Difteria
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae
- Doença meningocócica e outras meningites
- Varíola, varíola dos macacos (monkeypox)
- Influenza humana A e B
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Sarampo
- Rubéola
- Varicela
- Covid-19
Estudantes que tiveram problemas logísticos que impediram a participação no Exame Nacional do Ensino Médio também serão atendidos; são aceitos como justificativa:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação das provas por causa de comprometimento da infraestrutura do local)
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante
- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
A reaplicação do Enem 2023 acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, junto com o ENEM PPL. Os pedidos se participação são analisados individualmente e poderão ser feitos de 13 a 17 de novembro pela Página do Participante.
Lembrando que é necessário enviar documentos médicos que comprovem a doença e comprovar o problema logístico. Estudantes que chegaram atrasados por outros motivos não terão os pedidos aceitos.