Perdeu a prova do ENEM 2023? Veja quando é possível pedir a reaplicação

Mais de 70% dos inscritos no ENEM 2023 compareceram no primeiro dia de provas. Reaplicação das provas acontece no próximo mês de dezembro; mas, nem todos os candidatos poderão participar. Veja se você terá direito.

Perdeu a prova do ENEM 2023? Veja quando é possível pedir a reaplicação
Perdeu a prova do ENEM 2023? Veja quando é possível pedir a reaplicação (Imagem: FDR)

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu entrevista coletiva logo após o encerramento das provas do último domingo, 5. Segundo ele, 71,9% dos inscritos participaram do Enem 2023. O dado corresponde a 98,3% da coleta total e deve ser atualizado nesta segunda, 6.

Reaplicação do ENEM 2023

Para quem perdeu o Exame Nacional do Ensino Médio, ainda é possível participar da reaplicação das provas. No entanto, nem todos os estudantes que não compareceram ao exame têm direito, apenas os seguintes grupos:

Quem estava com alguma das seguintes doenças infectocontagiosas nos dias de prova:

Estudantes que tiveram problemas logísticos que impediram a participação no Exame Nacional do Ensino Médio também serão atendidos; são aceitos como justificativa:

A reaplicação do Enem 2023 acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, junto com o ENEM PPL. Os pedidos se participação são analisados individualmente e poderão ser feitos de 13 a 17 de novembro pela Página do Participante.

Lembrando que é necessário enviar documentos médicos que comprovem a doença e comprovar o problema logístico. Estudantes que chegaram atrasados por outros motivos não terão os pedidos aceitos.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile