Caixa anuncia leilões de imóveis com ofertas de até 95%; veja as regras

A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente que promoverá três leilões de mais de 780 imóveis espalhados por todo o Brasil. De acordo com o banco, as moradias serão leiloadas com um desconto de até 95% do valor inicial de avaliação.

Caixa anuncia leilões de imóveis com ofertas de até 95%; veja as regras
Caixa anuncia leilões de imóveis com ofertas de até 95%; veja as regras. (Imagem FDR)

Os três leilões acontecerão online. Até o dia 07 de novembro, cidadãos interessados poderão dar lances pelos imóveis escolhidos. Em alguns casos, o pagamento poderá ser realizado por meio de financiamento imobiliário com a Caixa.

A maior parte dos imóveis disponíveis no leilão foi retomada pela Caixa após casos de inadimplência do comprador. Recentemente, o Supremo liberou que os bancos realizassem a retomada de imóveis de devedores.

Nesses casos, a responsabilidade do pagamento de dívidas pré-existentes é do próprio banco e não recai sobre o futuro comprador. O prazo final para a quitação dessas dívidas é de 90 dias após o encerramento do leilão.

Veja como participar do leilão de imóveis da Caixa:

  • Lances podem ser realizados online, por meio deste site;
  • Na plataforma também é possível conferir os imóveis disponíveis;
  • Podem participar pessoas com mais de 18 anos;
  • Ou pessoas jurídicas domiciliadas ou estabelecidas no território nacional;
  • Participação também está liberada para pessoas menores de 18, desde que emancipadas;
  • Condições de pagamento variam de acordo com o imóvel arrematado no leilão;
  • Pagamento pode ser realizado à vista, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou com financiamento Caixa;
  • Quem garantir o maior lance também precisará pagar o valor da comissão do leiloeiro, que corresponde a 5% do valor total da proposta vencedora;
  • Vencedor também será responsável por outros trâmites burocráticos como o pagamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), do laudêmio e resgate de aforamento;
  • O pagamento da despesa relacionada à lavratura da escritura também estará sobre a responsabilidade do futuro morador.

Saiba mais sobre financiamento imobiliário neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.