Se você é Microempreendedor Individual (MEI) há algum tempo, já deve saber como funciona o passo a passo para a emissão da Nota Fiscal. No entanto, desde o último dia 1º de setembro, um novo formato foi implementado. Entenda o que mudou e como acessar o modelo atualizado.
Com a mudança, o processo ganhou facilidades. Como a possibilidade de gerar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (DANFSE) em formato PDF no aplicativo, por exemplo. A utilidade ajuda no compartilhamento da documentação.
Como emitir nota fiscal MEI?
Antes de mais nada, o MEI precisa ter uma inscrição estadual ou municipal. O modelo irá variar de acordo com o tipo de nota. Também será necessário um certificado digital, credenciamento na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e Prefeitura, bem como um software emissor.
Como emitir nota fiscal MEI por aplicativo?
O MEI que tem login no App do Gov.br pode acessar o App do NFS-e Mobile e gerar sua nota fiscal. Essa é uma opção muito útil, já que todos os logins de acesso a portais públicos são unificados pelo Gov.br.
No entanto, quem quiser criar um outro login pode fazê-lo diretamente no site do Emissor Nacional. A grande facilidade do app é permitir que a nota seja preenchida em qualquer lugar. Basta ter internet.
Para o preenchimento da NFS-e o MEI deve:
- Baixar o App NFS-e Mobile no seu celular;
- Abra o aplicativo e escolha “Entrar com Gov.br”;
- Informe CPF e senha de acesso;
- Toque em “Emitir NFS-e”;
- O campo CPF/CNPJ do cliente é opcional;
- Indique o serviço prestado (o aplicativo mostra os Serviços Favoritos cadastrados no Portal);
- Indique o valor do serviço e depois clique em “Emitir NFS-e”;
- Sua NFS-e foi gerada! Para compartilhar com seu cliente, basta clicar e fazer download do PDF ou escolher a opção “Compartilhar”.