FGTS 2024: consulte quais modalidades de saque já estão CONFIRMADAS

Pontos-chave
  • Retirada do FGTS pode mudar em 2024
  • Valor é pago a algumas categorias de trabalhadores
  • Veja quais as situações que possibilitam o saque

Benefício é pago ao trabalhador com carteira assinada. O FGTS 2024 pode apresentar novidades para os brasileiros. Governo estuda reduzir o uso de uma das modalidades de saque atuais. Veja quais poderão ser usadas no próximo ano.

FGTS 2024: consulte quais modalidades de saque já estão CONFIRMADAS
FGTS 2024: consulte quais modalidades de saque já estão CONFIRMADAS. (Imagem: Montagem/FDR)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um dos direitos do trabalhador garantidos pelas Leis Trabalhistas. Ele funciona como uma espécie de “poupança”. O FGTS 2024 pode trazer algumas atualizações para os trabalhadores.

Para cada contrato de trabalho é aberta uma conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço diferente. Isso significa que um mesmo trabalhador pode ter mais de uma conta do FGTS.

Quem tem direito ao FGTS?

Pelas regras do agente operador do FGTS, a Caixa Econômica Federal, têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço os seguintes trabalhadores:

PERDEU O NÚMERO DO PIS? VEJA COMO RECUPERAR USANDO SEU CPF

Quando é possível sacar o FGTS?

O saque dos saldos da conta é permitido pela Caixa Econômica nas seguintes situações:

FGTS 2024: consulte quais modalidades de saque já estão CONFIRMADAS. (Imagem: Montagem/FDR)
FGTS 2024: consulte quais modalidades de saque já estão CONFIRMADAS. (Imagem: Montagem/FDR)

FGTS 2024

O Governo Federal estuda mudar a forma como o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é feito. A ideia não é acabar com o saque-aniversário, mas, criar estímulos que reduzam o uso dele.

Além disso, o governo também estuda a liberação dos saldos retidos nas contas dos trabalhadores que fizeram essa opção.

Pelas regras atuais, ao escolher o saque aniversário as contas são bloqueadas por 25 meses. Só depois desse período o trabalhador pode voltar ao saque rescisão, caso queira.

Caso o trabalhador seja demitido nesse período, ele só poderá receber o valor da multa rescisória, e não poderá sacar o valor integral da conta.

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a mudança deve trazer de volta função do FGTS, que é oferecer um socorro para o trabalhador que acabou de perder a sua renda após ser demitido.

Para saber mais sobre as mudanças do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e como elas vão te afetar, acesse o link.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile