Pago pela Caixa Econômica Federal, o auxílio gás realiza a liberação do preço médio de um botijão de gás de 13 kgs para famílias brasileiras que vivem em vulnerabilidade socioeconômica. O benefício é pago a cada dois meses e não tem liberação prevista para o mês de novembro deste ano.
A suspensão do pagamento em novembro acontece porque o benefício é bimestral. Como a liberação de recursos já foi realizada em outubro, o benefício só deverá ser retomado em dezembro.
Em outubro, o valor pago para as famílias atendidas foi de R$ 106. O pagamento aconteceu por meio do Caixa Tem e seguiu o calendário do Bolsa Família de outubro.
Dessa forma, o último pagamento do Auxílio Gás deste mês foi realizado nesta terça-feira (31) para famílias com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 0. Para dezembro, a data de previsão e os valores que serão liberados ainda não foram definidos.
Quem recebe o Auxílio Gás?
- O Governo Federal libera o benefício para famílias que estão inscritas no Cadastro Único;
- Um dos critérios utilizados é a renda per capita, que deve ser menor ou igual a meio salário-mínimo;
- Pagamento pode ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas, como o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- No entanto, como alguns estados também possuem o programa, beneficiário não poderá acumular os recursos oferecidos pelo Governo Federal e estadual;
- Inclusão no programa acontece de forma automática com base nas informações do CadÚnico;
- Por isso, é essencial que o responsável familiar mantenha as informações atualizadas;
- Beneficiário pode consultar online se foi incluído no programa;
- Para tal, ele deverá acessar o aplicativo do Bolsa Família, do Caixa Tem ou do Cadastro Único;
- Plataforma informará caso benefício tenha sido liberado.
Saiba mais sobre o pagamento do auxílio gás neste link.