Recentemente, houve uma disseminação de informações nas redes sociais relacionadas ao impacto de pagar a fatura do cartão de crédito antecipada no seu score do Serasa. Essa questão gerou confusão entre os usuários, resultando na necessidade de esclarecimento por parte dos especialistas.
É essencial entender que o score do Serasa avalia a probabilidade de um consumidor pagar suas contas pontualmente, com base em critérios específicos. O histórico de dívidas atrasadas, por exemplo, diminui a pontuação, enquanto um histórico de pagamentos consistente e sem atrasos tende a aumentar.
Há pouco tempo, houve atualizações nos critérios para tornar o índice mais preciso. Portanto, a prática de pagar a fatura do cartão de crédito antecipado não está associada à diminuição do score.
Entenda o score do Serasa
O conceito do Serasa Score é equivalente a uma avaliação de crédito. Pode ser entendido como um algoritmo numa escala de 0 a 1000, onde cada transação financeira contribui positiva ou negativamente para os pontos atribuídos.
Um exemplo claro é o consumidor que regularmente quer quitar suas obrigações ou até mesmo as antecipar, gradualmente aumentando sua pontuação. Por outro lado, quem atrasa ou fica inadimplente testemunha uma redução no seu score.
O score reflete o perfil financeiro, considerando elementos-chave como o pagamento pontual de contas, boletos e parcelamentos, bem como o histórico de nome negativado. O relacionamento financeiro com as empresas das quais se adquiriram produtos e serviços também é considerado.
A classificação do score se divide em três categorias:
- 0 a 300 pontos: sinaliza alto risco de inadimplência;
- 300 a 700 pontos: denota risco intermediário de inadimplência;
- 700 a 1000 pontos: indica baixo risco de inadimplência.
Os pontos do Serasa, uma métrica fundamental para avaliar a saúde financeira, é resultado da análise do histórico de crédito dos consumidores junto ao mercado, considerando dados de negativação, conhecida como “nome sujo”, e Cadastro Positivo, caso ativo.
A pontuação do Serasa, que determina a capacidade de crédito, é construído com base nas informações dos consumidores. Os elementos envolvidos mudam ao longo do tempo, incluindo:
- Cadastro Positivo e Compromisso com Crédito (55%): Pagamentos regulares e contratos de crédito registrados em empresas como bancos e lojas. Manter esses compromissos beneficia o Score, embora novos contratos possam temporariamente afetá-lo.
- Registro de Dívidas e Pendências (33%): Estar no cadastro de inadimplentes, cheques sem fundos e falências reduz a pontuação. Quanto menos tempo uma dívida permanecer registrada, menor o impacto negativo.
- Consultas ao CPF (6%): Limitar consultas para empréstimos e parcelamentos é prudente. Consultas frequentes podem sugerir necessidade urgente de crédito. O intervalo mínimo de 3 meses entre consultas é recomendado.
- Evolução Financeira (6%): Manter o relacionamento com o mercado de crédito e comércio atualizado é crucial.
Como acessar o score do Serasa?
Para acessar a pontuação, não é necessário calcular manualmente. Basta utilizar o site ou aplicativo da Serasa e fornecer CPF e senha. A inteligência artificial utiliza modelos estatísticos para calcular o Score, baseado no histórico do usuário e na base de dados da Serasa Experian.
Consultar a própria pontuação, online ou por app, não influencia a pontuação. O Serasa Score é dinâmico, mudando conforme o comportamento do consumidor se altera, refletindo positiva ou negativamente em sua saúde financeira.