É possível AUMENTAR O SCORE antecipando a fatura do cartão de crédito?

Antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito é uma facilidade que muitos bancos oferecem aos seus clientes. Ao realizar o pagamento antes da data de fechamento da fatura, é possível conseguir alguns benefícios como liberação antecipada dos limites de crédito. No entanto, surgem algumas dúvidas sobre como essa antecipação pode impactar os parâmetros financeiros.

É possível AUMENTAR O SCORE antecipando a fatura do cartão de crédito?
É possível AUMENTAR O SCORE antecipando a fatura do cartão de crédito? (Imagem: FDR)

Uma das principais dúvidas é sobre como o pagamento antecipado do cartão de crédito pode afetar o score do consumidor. O índice é utilizado como parâmetro para definir quais clientes tem maior possibilidade de não cumprir com suas responsabilidades financeiras e se tornar devedores.

Por isso, o cidadão que possui dívidas em aberto, realiza o pagamento de contas com atraso ou efetua solicitações seguidas de crédito em pouco tempo, por exemplo, tem o score diminuído.

No entanto, efetuar o pagamento das contas de forma antecipada auxilia no aumento desse score, já que demonstra um comprometimento do cidadão com seus compromissos financeiros.

Confira como o score do cartão de crédito é calculado:

  • Consultas ao CPF: o cálculo leva em consideração o número de consultas de crédito realizadas naquele CPF. Uma quantidade elevada pode indicar uma maior necessidade de crédito. O fato pode diminuir as chances de que as novas pendências financeiras sejam quitadas sem dificuldades;
  • Registro de dívidas: quem já possui débitos em aberto também pode ter uma maior dificuldade para efetuar os pagamentos em dia, diminuindo assim as chances de obter um bom score;
  • Comprometimento da renda: outro ponto que pode impactar na concessão é a existência de empréstimos em nome do cidadão. A avaliação é que cada operação representa um comprometimento da renda, mesmo que as parcelas sejam pagas em dia.

Confira mais informações sobre cobranças do cartão de crédito neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.