Atrasados do Enem 2023 terão NOVA CHANCE para fazerem o exame? Entenda

Exame terá reaplicação ainda nesse ano, mas, nem todos os atrasados do ENEM 2023 terão direito. Solicitação poderá ser feita logo após o encerramento das provas regulares. Veja as situações que garantem a reaplicação.

Atrasados do Enem 2023 terão NOVA CHANCE para fazerem o exame? Entenda
Atrasados do Enem 2023 terão NOVA CHANCE para fazerem o exame? Entenda (Imagem: FDR)

Começa no próximo domingo, 05, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. Após o encerramento, no dia 12, será possível pedir a reaplicação da prova. Mas, esse recurso não deve ser oferecido a todos os atrasados do Enem 2023.

Atrasados do Enem 2023 podem solicitar a reaplicação?

Os pedidos de reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio poderão ser feitos entre os dias 13 e 17 de novembro. As provas para quem tiver o pedido aceito acontecerão nos dias 12 e 13 de dezembro.

Tem direito a reaplicação os candidatos acometidos pelas seguintes doenças infectocontagiosas nos dias de prova:

A reaplicação também pode ser solicitada pelos estudantes impedidos de participar das provas por causa dos seguintes problemas logísticos:

O INEP ainda informa que o estudante que se ausentar da sala de prova por indisposição ou outro problema não poderá solicitar a reaplicação. Para aqueles que estão reclamando da distância dos locais de prova, o Instituto emitiu um comunicado oficial.

Ou seja, quem se atrasar por outro motivo, como falta de planejamento, não deve ser atendido com a reaplicação. Para te ajudar a se organizar, veja o nosso Guia Enem 2023.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile