O crédito do lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de outubro é liberado nesta terça-feira (31). Os repasses irão abastecer cerca de 354.509 contribuintes. Veja valores e como ter acesso ao benefício fiscal.
Vale destacar que a quantia será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não caia, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, em bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco: telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades).
Se o valor não for resgatado no prazo de 1 ano, poderá ser solicitado pelo Portal e-CAC. O dispositivo está disponível no site da Receita Federal, através da aba “Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Como saber se tem valor do Imposto de Renda a receber?
Pelo site da Receita Federal, em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, busque “Consultar a Restituição”. Neste espaço, é possível observar se há valores a serem recebidos.
Caso exista alguma pendência na declaração, o contribuinte também pode retificar o documento. A consulta ao valor a ser recebido também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita para tablets e celulares.
Como corrigir informações do Imposto de Renda?
Para quem ainda não foi intimado pela Receita mas deseja se adiantar ao procedimento, é possível realizar a correção das informações enviadas ao órgão federal por meio de uma declaração retificadora.
O envio do documento pode ser feito pelo mesmo programa utilizado para a declaração original. Depois de selecionar a opção de mudança, o próximo passo é preencher o registro com as informações atualizadas. Depois, basta enviar.