A próxima quarta-feira, 2 de novembro, marca o feriado de Finados. A data é relevante por interromper o horário de funcionamento dos bancos em todo o país. Logo, o público deve se atentar quanto às limitações no atendimento presencial.
A interrupção no horário de funcionamento dos bancos durante o Finados está em conformidade com a Resolução n.º 4.880, datada de 23 de dezembro de 2020, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.
Esta resolução não considera os feriados de âmbito nacional como dias úteis para fins de operações bancárias, o que engloba o Dia de Finados. Portanto, quem estava planejando realizar alguma transação bancária, saque, ou outra operação presencial, deve se planejar, pois as agências estarão fechadas.
Contudo, é relevante observar que a interrupção no funcionamento dos bancos é apenas temporária. No dia seguinte, sexta-feira, 03 de novembro, o atendimento ao público nas agências será retomado normalmente.
Portanto, os clientes poderão realizar as transações bancárias como de costume a partir desse dia. Lembre-se de antecipar suas necessidades bancárias ou usar canais eletrônicos, como caixas eletrônicos e serviços online, durante o feriado para garantir que suas operações financeiras não sejam prejudicadas.
Tanto no sábado, 04, quanto no domingo, 05, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.
Como pagar as contas sem funcionamento dos bancos no feriado de finados?
As contas com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagas no dia seguinte, na sexta-feira, 3. A Febraban informa que, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais.
Meios eletrônicos são alternativa para pagamentos. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, afirma que o site dos bancos (internet banking), aplicativos (mobile banking) e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências.