CNH é oferecida para brasileiros de forma gratuita na primeira habilitação; veja como se beneficiar

O cidadão cearense que projeta começar a dirigir tem um combustível a mais: a primeira habilitação pode ser gratuita. A edição deste ano do Programa CNH Popular foi lançado pelo Governo do Ceará. Mas, como ter acesso? Já está em vigor? Entenda as possibilidades a seguir.

CNH é oferecida para brasileiros de forma gratuita na primeira habilitação; veja como se beneficiar
CNH é oferecida para brasileiros de forma gratuita na primeira habilitação. Imagem: FDR

25 mil primeiras habilitações nas categorias A (moto) e B (carro) serão destinadas neste primeiro momento. Vale destacar que a ação é destinada a pessoas de baixa renda.

Os interessados devem realizar as inscrições diretamente no site oficial do Programa CNH Popular 2023. Os candidatos inscritos no programa também devem acompanhar o andamento das etapas no portal do Detran-CE.

Renovação da CNH conforme a categoria

O processo segue o mesmo para o motorista que desejam renovar a carteira de habilitação nas categorias A ou B. No entanto, para os que exercem atividade remunerada (categorias C, D ou E), vai mudar. Entenda:

  • Passe pela avaliação psicológica e pelo exame toxicológico em um dos laboratórios autorizados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito);
  • Feito a coleta das amostras para a análise toxicológica, o condutor terá um prazo máximo de 90 dias para agendar e completar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP;
  • Se aprovado nos exames necessários, os condutores devem efetuar o pagamento da taxa de emissão da CNH;
  • Após isso, é aguardar instruções por meio de e-mail para acessar a versão digital da CNH. Essa versão digital possui a mesma validade que o documento físico e está disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Novos prazos da CNH 2024

  • Para pessoas com menos de 50 anos, o documento agora tem validade de 10 anos.
  • Pessoas com idade entre 50 e 70 anos, têm uma CNH válida por 5 anos.
    Por fim, aqueles com mais de 70 anos terão sua carteira válida por 3 anos.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].